Os últimos dias de 2025 e os primeiros de 2026 serão de instabilidade climática em Belo Horizonte. Nesta segunda-feira (29/12), a Defesa Civil municipal emitiu um alerta para possibilidade de chuva forte, com ocorrência de raios, ventos intensos e até granizo, entre 30 de dezembro e 2 de janeiro.
De acordo com a previsão, áreas de instabilidade atmosférica devem ganhar força sobre a capital mineira. O fenômeno provocará aumento de nebulosidade e pancadas de chuva, principalmente a partir do período da tarde. As rajadas de vento podem ultrapassar os 50 km/h, elevando o risco de transtornos em diferentes regiões, como quedas de árvores.
A chuva pode ocorrer com intensidade moderada a forte ao longo do período. Ainda conforme a Defesa Civil, o acumulado pluviométrico estimado é de cerca de 120 milímetros. O volume é considerado elevado quando concentrado em poucos dias.
No réveillon, em 31 de dezembro, a tendência é de queda nas temperaturas máximas, que devem ficar em torno de 30 ºC. A previsão traz alívio para os moradores da cidade, que enfrentaram recorde de calor no último domingo do ano.
Recomendações durante a chuva
Veja as recomendações do órgão para a população durante o período:
- Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva;
- Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos;
- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores;
- Atenção especial para áreas de encostas e morros;
- Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199);
- Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil;
- Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.
