O cadastramento de ambulantes interessados em trabalhar no Carnaval de Belo Horizonte de 2026 começa na próxima segunda-feira (12/1). A prefeitura vai disponibilizar 14 mil credenciais para a venda de bebidas e adereços carnavalescos durante o período oficial da folia, que ocorre entre 31 de janeiro e 22 de fevereiro.
O processo será feito exclusivamente de forma online, a partir das 9h, pelo site ambulantesbh.com.br, e segue aberto até as 16h59 do dia 19 de janeiro ou até o preenchimento total das vagas. Já a retirada das credenciais será presencial, entre 26 e 31 de janeiro, das 8h às 17h, no Expominas, na região da Gameleira.
Detalhes
Os dois primeiros dias de cadastramento, 12 e 13 de janeiro, serão exclusivos para caixeiros já cadastrados na Prefeitura de Belo Horizonte e para pessoas com deficiência, portadoras do respectivo certificado. Nesses casos, o sistema ficará disponível das 9h do dia 12 até as 16h59 do dia 13. A partir do dia 14 de janeiro, às 9h, o cadastro será aberto ao público geral.
Durante a inscrição online, os interessados deverão anexar um documento de identificação com foto além de comprovante de endereço e título de eleitor. A prefeitura reforça que apenas documentos legíveis serão aceitos. Podem se inscrever pessoas com 18 anos ou mais e que residam em Belo Horizonte.
Dúvidas sobre o processo podem ser encaminhadas para o e-mail [email protected].
No momento da entrega das credenciais, os ambulantes deverão apresentar um documento oficial com foto e o número de protocolo gerado no cadastro online. Serão distribuídas 2,4 mil senhas por dia, conforme ordem de chegada, e os profissionais passarão por um treinamento antes de receber a credencial nominal.
A permissão é pessoal e intransferível e autoriza o ambulante a circular exclusivamente nos desfiles de blocos de rua durante o período oficial do Carnaval. Entre as regras previstas no edital estão a proibição da venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos, a vedação da comercialização de alimentos, de bebidas fracionadas e em recipientes de vidro, além da obrigação de deixar a área após a dispersão dos blocos.
Também é proibida a atuação em eventos privados, mesmo que ocorram em logradouros públicos.
