A Prefeitura de Belo Horizonte oferta mais de 12 mil vagas gratuitas para quem deseja se atualizar ou aprender uma nova profissão em 2026. As oportunidades atendem tanto quem busca o setor de tecnologia quanto a área industrial.
Tecnologia: do básico à Inteligência Artificial
O Programa de Inclusão Digital da PBH vai ofertar, ao longo do ano, vagas presenciais e a distância (EaD). São mais de 20 opções de cursos, que vão desde a inclusão digital para idosos (como usar o celular) até formações avançadas para o mercado de trabalho, como Programação Web e Inteligência Artificial.
As aulas presenciais acontecem na unidade da Prodabel (Bairro Ipiranga) e nos telecentros regionais. Já a plataforma online oferece cursos de gestão, redes sociais e design. Nos últimos quatro anos, o programa já certificou mais de 23 mil pessoas.
Curso rápido: Auxiliar de Solda
Para quem busca uma inserção imediata no setor de serviços, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico abriu 20 vagas para o curso de Auxiliar de Solda.
A formação é uma parceria com o instituto IDEEC e tem início rápido: as aulas começam já no dia 20 de janeiro e vão até fevereiro, no bairro União. Para concorrer, é preciso ter mais de 18 anos e ensino fundamental completo.
“Iniciamos 2026 com essa abertura e, ao longo do ano, vamos trabalhar para que mais capacitações sejam disponibilizadas a quem busca emprego”, destaca Giane Alves, gerente de Qualificação Profissional da PBH.
Serviço: Como se inscrever
1. Cursos de Tecnologia (12 mil vagas)
- Modalidade: Presencial e Online.
- Opções: Informática, Manutenção de Computadores, Programação, IA.
- Inscrição: Pelo telefone (31) 98888-3238 ou neste link da PBH.
- Local (Presencial): Prodabel (Rua José Clemente Pereira, 440 – Ipiranga).
2. Curso de Auxiliar de Solda (20 vagas)
- Requisitos: 18 anos + Ensino Fundamental completo.
- Aulas: Quartas e quintas (noite) e sábados (manhã). Início em 20/01.
- Local: Av. Cristiano Machado, 3.450 – Bairro União.
- Inscrição: Formulário online disponível aqui.
