Uma operação policial desmantelou um esquema industrial de falsificação de sabão em pó na região metropolitana de Belo Horizonte. Nessa terça-feira (20/1), a Polícia Militar prendeu 20 pessoas em flagrante enquanto trabalhavam em uma fábrica clandestina de sabão em pó no município de Igarapé.
O galpão, localizado às margens da rodovia Fernão Dias, operava sempre com as portas fechadas para evitar suspeitas. A ação foi desencadeada após denúncias anônimas que alertaram sobre a movimentação atípica no local.
Linha de produção do crime
Ao entrarem no imóvel, os militares se depararam com uma estrutura completa de adulteração. O local era utilizado para embalar um pó sem procedência dentro de caixas falsificadas de uma marca de grande circulação no mercado.
A quantidade de material apreendido impressiona:
17 bags (sacolas industriais) contendo aproximadamente 900 kg de produto cada.
Esteira de produção, empilhadeira e barris com substâncias químicas.
Paletes com caixas já prontas para a venda.
Um veículo tipo van, usado para distribuir o material, também foi apreendido.
A Vigilância Sanitária e a perícia da Polícia Civil atuaram na ocorrência. O galpão foi lacrado por orientação da Receita Estadual para procedimentos fiscais.
O combate a esse tipo de crime tem se intensificado em Minas. Segundo a PM, somente em 2025, operações fecharam 12 fábricas clandestinas de sabão em pó no estado.
