PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Carnaval de BH terá escola temporária para filhos de ambulantes e catadoras de recicláveis: ‘luta de muitos anos’

Siga no

Projeto-piloto é inédito em BH (Reprodução/Wikipedia)

Compartilhar matéria

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) vai estrear neste Carnaval o projeto-piloto “Escola no Carnaval: onde o cuidado faz a festa”, voltado ao acolhimento de filhos de catadoras de materiais recicláveis e de vendedoras ambulantes. A iniciativa atenderá crianças de 4 a 11 anos, cujas mães atuarão no momento de maior concentração da folia, entre 14 e 17 de fevereiro.

Serão oferecidas 150 vagas no Centro de Educação das Infâncias Imaculada Conceição (CEI Imaculada), no bairro de Lourdes, com atendimento das 8h às 17h. Podem participar famílias inscritas no CadÚnico, com renda mensal de até um salário mínimo. Caso a demanda supere o número de vagas, haverá sorteio.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

As crianças participarão de atividades recreativas e receberão quatro refeições diárias. Segundo a PBH, o projeto tem caráter experimental e busca garantir um espaço seguro de cuidado e convivência durante o período do Carnaval, permitindo que as mães trabalhem com mais tranquilidade.

“Entendemos que é mais uma ação da política pública em prol da proteção integral das nossas crianças aqui no município de Belo Horizonte”, afirma a diretora de Políticas Intersetoriais da Secretaria Municipal de Educação (SMED), Soraya Roberta Pereira. “É uma ação experimental com possibilidade de ampliação, a partir do momento que avaliarmos o êxito e a necessidade dessa atendimento”, completou.

‘Conquista histórica’

Para o presidente da Associação dos Trabalhadores Ambulantes de Belo Horizonte, Adjailson Severo, a iniciativa representa uma conquista histórica da categoria. “Foi uma luta nossa de muitos anos, com audiências públicas e reuniões. É uma grande conquista dos trabalhadores ambulantes e também do pessoal da reciclagem”, afirmou.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Segundo Adjailson, experiências semelhantes em outras capitais inspiraram a pauta em Belo Horizonte. “Isso já existe no Rio de Janeiro e em Salvador, e foi copiado a partir da nossa luta aqui. Agora, pela primeira vez, acontece de fato na cidade”, destacou.

A ação será executada pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), em articulação com as secretarias municipais de Segurança Alimentar e Nutricional, Assistência Social e Direitos Humanos e Segurança e Prevenção. Também estão envolvidas a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), a Belotur, empresa pública responsável por coordenadar a folia em BH, e a Defensoria Pública de Minas Gerais.

Detalhes

As inscrições das catadoras vinculadas à coleta seletiva estão sendo feitas pela SLU. Na próxima terça-feira (27/1), o Reciclabelô inicia o cadastro de catadoras independentes interessadas em trabalhar no Carnaval, que poderão ser encaminhadas para inscrição dos filhos no projeto.

Já no caso das ambulantes, a inscrição das crianças será realizada pela Belotur no momento da retirada das credenciais, a partir desta segunda-feira (26/1).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Thiago Cândido

Jornalista pela UFMG. Repórter na 98 desde 2025. Participou de reportagens vencedoras do Prêmio CDL/BH de Jornalismo 2024 e Prêmio Mercantil de Jornalismo 2025.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Defesa Civil interdita faixa da MG-356 por risco de deslizamento de pedras

Carnaval 2026: BH está em ranking de destinos mais procurados para viagens entre amigos

Acidente no Anel Rodoviário trava trânsito no Betânia (BH) hoje

Queda de árvore interdita avenida Álvares Cabral em BH e mobiliza bombeiros nesta sexta

Ônibus desgovernado bate em muro e atropela idosa em Belo Horizonte

Incêndio em motel mobiliza Corpo de Bombeiros na região Norte de Belo Horizonte

Últimas notícias

O que define de onde somos? TED provoca debate

Virada do ano não corrige falhas na cultura das empresas

Turismo de bicicleta cresce e muda a experiência do viajante

Atlético oficializa contratação do centroavante Mateo Cassierra

Brasil produz mais de 2,5 milhões de pizzas por dia; confira 4 curiosidades sobre a redonda

STJ mantém condenação de Felipe Prior, ex-BBB, por estupro

Lula anuncia isenção de visto a cidadãos chineses

Gonet pede à PF parecer sobre devolução de bens de ex-ministro condenado no 8 de janeiro

Toffoli é alvo de seis representações por condução do caso Master; veja o status de cada ação