Morreu, nessa quarta-feira (4/2), o dublador Ricardo Schnetzer, voz de icônicos personagens da televisão. A morte do artista de 72 anos foi comunicada por um sobrinho do artista por meio das redes sociais.
Reconhecido no universo da dublagem brasileira, Schnetzer enfrentava a esclerose lateral amiotrófica (ELA), uma doença neurodegenerativa de evolução progressiva.
No início deste ano, familiares e amigos organizaram uma campanha de financiamento coletivo para custear o tratamento. A meta era arrecadar R$ 200 mil, e o valor obtido chegou a pouco mais de R$ 118 mil.
“Tio, obrigado por me acompanhar nessa jornada desde a minha adolescência. O senhor me ensinou o valor da palavra ÉTICA e a defendê-la com unhas e dentes. Nunca teve vergonha de falar o que pensava, não importava se as pessoas iriam gostar do senhor ou não. O importante era estar sendo verdadeiro”, publicou o sobrinho, Victor Vaz.
Ricardo Schnetzer ficou conhecido por ser a voz brasileira de atores como Tom Cruise, Al Pacino, Richard Gere e Nicolas Cage. Além dos grandes nomes do cinema, ele também deu vida a personagens populares da televisão e da animação, como Benson, do desenho Apenas um Show, o Capitão Planeta, Albafica de Peixes, de Cavaleiros do Zodíaco: The Lost Canvas, e Carlos Daniel, personagem da novela mexicana A Usurpadora.
