No primeiro fim de semana oficial de Carnaval em Belo Horizonte, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) está com efetivo total nas ruas para garantir a segurança dos foliões. Apenas para o desfile do bloco “Então, Brilha”, a corporação destinou um aporte inicial de cerca de 200 militares focados no policiamento ordinário. A expectativa é que 100 mil pessoas estejam presentes no bloco neste sábado.
O reforço no “Então Brilha” contou ainda com o apoio do Regimento de Cavalaria e de equipes motorizadas, tanto em viaturas quanto em motopatrulhas. Segundo o Tenente Quaresma, da PM, a segurança é potencializada pelo uso de tecnologia de ponta: o Comando de Aviação opera drones equipados com reconhecimento facial e helicópteros, cujas informações são centralizadas em um Centro Integrado de Monitoramento em tempo real. Embora a maioria dos blocos esteja concentrada na região Centro-Sul, o tenente reforçou que o policiamento está presente em todas as regiões de Belo Horizonte.
Cuidado com o celular
A grande aglomeração de pessoas em blocos de Carnaval exige atenção redobrada com objetos pessoais. De acordo com a Polícia Militar, o uso de aparelhos celulares em meio à multidão é um dos principais pontos de vulnerabilidade para os foliões.
Veja algumas dicas para se proteger e evitar dor de cabeça:
- Discrição: evite manusear o celular em locais com muita densidade de pessoas.
- Acessórios de segurança: a orientação da PM é que os foliões utilizem doleiras ou pochetes para resguardar o aparelho em locais seguros junto ao corpo.
- Moderação: O abuso de bebida alcoólica deve ser evitado, pois aumenta a vulnerabilidade do cidadão perante a ação de criminosos.
Fui vítima, e agora?
Caso ocorra algum crime, a orientação do tenente Quaresma é buscar imediatamente os postos da Polícia Militar que estão espalhados por todo o evento e pela cidade. O registro rápido da ocorrência é fundamental para uma “pronta resposta” da corporação, aumentando as chances de recuperação do bem e identificação dos suspeitos através do sistema de monitoramento e das patrulhas presentes no local. (Com informações de Beatriz Pinho)
Acompanhe a cobertura ao vivo com a equipe da 98: