Conheça São João Del Rei, a cidade onde os sinos falam

Siga no

Foto: Mtur/Pedro Vilela

Compartilhar matéria

A cidade onde os sinos falam, São João Del Rei, fica situada em uma região predominantemente montanhosa, a do Campos das Vertentes. É a maior cidade setecentista do estado de Minas Gerais e oferece uma vasta biografia a ser explorada pelo turista.

Suas centenárias igrejas trazem o melhor do barroco mineiro através de abastados e delineados altares dourados. A Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar é destaque entre elas, construída em 1721.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A igreja em homenagem à Padroeira da cidade, tem em seu interior altares ricamente entalhados, grades de jacarandá, imagens antigas, pratas requintadas, dourados e pinturas notáveis, como da imagem de Nossa Senhora do Pilar, “excelsa padroeira de São João del-Rei”, cuja devoção veio da Espanha Medieval.

São João Del Rei, tem algumas personalidades nascidas na cidade, como Alvarenga Peixoto e Bárbara Heliodora, casal de poetas representantes do arcadismo mineiro, estilo literário do século 18, e que também participaram da Inconfidência Mineira.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Além do Memorial do Presidente Tancredo Neves, a cidade possui vários museus e diversas manifestações culturais que, realizadas nas ruas, entre pontes e chafarizes, transportam o turista a uma viagem ao passado. O Museu de Arte Sacra da cidade teve seu acervo restaurado em uma parceria com a FIEMG.

Entre eles os Museus da Força Expedicionária Brasileira, que mostra a participação dos soldados brasileiros na Segunda Guerra Mundial, onde estão guardadas as armas e as indumentárias dos combatentes, e o Museu Regional São João del Rei, que é revisitar a história da cidade, com um acervo do cotidiano dos moradores nos séculos XVIII e XIX por meio de móveis, utensílios, meios de transporte, imagens religiosas e pinturas.

A Estação Ferroviária é um ponto culminante do passeio em São João que, por meio de uma legítima Maria Fumaça, promove viagens turísticas à vizinha Tiradentes.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Nela está o Museu Ferroviário, inaugurado em 1981, quando a Estrada de Ferro Oeste de Minas completou 100 anos. Seu acervo consta com objetos antigos – balanças, relógios, telefones, registradoras, sinos, ferramentas – e a locomotiva EFOM nº1, que foi a primeira da ferrovia. Além de haver um vagão de luxo, usado pela elite da época.

Com uma diversidade ecológica imponente marcada pela Mata Atlântica e pelo Cerrado, São João del-Rei oferece aos seus visitantes contato direto com uma natureza cheia de belas paisagens, montanhas, cachoeiras e fauna diversa.

Destaque para a Serra do Lenheiro, que geograficamente, é a continuação da Serra de São José. A Serra pode ser observada a oeste e a noroeste de São João del Rei. Com altitude máxima de 1.218 metros, ela é uma formação cuja origem remonta a 1,6 bilhões de anos. A lenha das árvores provenientes da Serra e as pedras nela encontradas serviram para construir igrejas e pontes da cidade. Na Serra do Lenheiro, há atrativos como: pinturas rupestres, canal dos ingleses, gruta do caititu, poço dos sete metros e poço olho d’agua.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O calendário comemorativo da cidade é recheado de manifestações culturais e religiosas, e, dentre as mais famosas, a Semana Santa e o Festival de Inverno (Inverno Cultural), além do carnaval.

Nos pontos e lugares marcantes, existe o Restaurante Cantina do Ítalo, com mais de 60 anos de história, o restaurante que foi palco de muita articulação política de Tancredo Neves e vários figurões da cidade e todo país.

Como pontos gastronômicos a serem visitados, além da própria Cantina do Ítalo, tem o famoso brochete do Agostinho, a churrascaria do Ramon, com a maravilhosa vista frontal da Igreja de São Francisco, encontramos a Hortus Saladeria e o restaurante Monte Alverne.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Um novo investimento empresarial na cidade, é o Shopping Pátio Matosinhos, desenvolvido na planta da antiga fábrica de tecidos São João, que contribuiu durante décadas para o desenvolvimento do bairro e região, são mais de 40 lojas num complexo que preserva a história do desenvolvimento econômico do bairro que vale a pena conhecer.

São João Del Rei é destino perfeito para quem curte uma viagem charmosa, prática e com toques de história. Estrada Real: Uma estrada, seu destino!

Compartilhar matéria

Siga no

Daniel Magalhães Junqueira

Coluna de Turismo assinada por Daniel Magalhães Junqueira - Presidente do Instituto Estrada Real

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Artigos

O diploma não basta: como se manter relevante na carreira

Manter os vetos à Lei das Eólicas Offshore é proteger o Brasil da energia cara e suja

Classificado e sem Gabigol, o Cruzeiro encara o Democrata-GV na estreia de Leonardo Jardim; saiba onde assistir

Anel Rodoviário de BH: um lugar sempre perigoso

Aliança Global de Combate à Fome vai acelerar ações mundiais rumo à erradicação da fome e da pobreza

A infame cobertura do segundo turno, onde o centro não existe

Últimas notícias

IBGE: população de BH diminui mas se mantém entre as 15 maiores do Brasil

Secretário de Saúde justifica transferência de pacientes do João Paulo II para o João XXIII

Programa de gás gratuito para famílias de baixa renda será lançado em BH na próxima semana

Lula agenda visita a BH e tenta “fincar o pé” em Minas Gerais, de olho em 2026

BH tem 12 bares na lista dos 100 melhores do Brasil; confira

Violência contra a mulher: projeto quer moradias populares para vítimas em BH

Carro pega fogo na BR-040, em Ribeirão das Neves, e mobiliza bombeiros

Desculpe, The Economist, mas o Brasil não é exemplo de maturidade democrática

‘The Economist’ põe na capa Bolsonaro de ‘Viking do Capitólio’