A quinta-feira (19/2) será de tempo instável em Belo Horizonte, com previsão de céu nublado a parcialmente nublado e pancadas de chuva ao longo do dia. De acordo com a previsão meteorológica, as instabilidades ganham força principalmente a partir da tarde, quando há possibilidade de chuva acompanhada de raios e rajadas de vento.
A temperatura mínima registrada na capital foi de 17,2 °C, e a máxima estimada é de 29 °C. A umidade relativa do ar deve atingir cerca de 55% no período da tarde. O alerta é para chuva moderada a forte, o que exige atenção redobrada, especialmente em áreas com histórico de alagamentos.
As menores temperaturas variaram entre as regionais durante a madrugada. No Barreiro, os termômetros marcaram 17,4 °C à meia-noite. Na Centro-Sul, a mínima foi de 17,6 °C às 3h20. A região Oeste registrou 17,2 °C à 0h, com sensação térmica ainda mais baixa, de 10,9 °C. Na Pampulha, a mínima foi de 18,6 °C, com sensação de 20,8 °C às 5h. Já em Venda Nova, os termômetros marcaram 19 °C às 5h50.
Além da previsão de chuva intensa, a capital também está em alerta para risco geológico. O risco é considerado forte nas regionais Noroeste e Centro-Sul, e moderado nas regiões da Pampulha, Oeste e Barreiro. A recomendação é que moradores dessas áreas fiquem atentos a sinais como trincas em paredes, inclinação de árvores e postes, além de surgimento de rachaduras no solo, e acionem a Defesa Civil em caso de necessidade.
