A sexta-feira promete agitar a folia nas ruas de Belo Horizonte. Com o começo “real e oficial” do Carnaval de BH, nada menos que 12 blocos desfilam hoje, com programação para todos os gostos.
Confira os blocos que ganham as ruas de BH!
Esperando o metrô
Desfilando no Carnaval de BH desde 2017, o Esperando o Metrô mescla a folia com a crítica social — na pauta, a “lenda” da aguardada ampliação do modal que conecta Belo horizonte a Contagem.
Com 60 integrantes em sua bateria, o Esperando o Metrô tem em seu repertório músicas que vão do samba ao axé.
Concentração: Rua Sabrina Ferreira de Oliveira, 15, Cardoso (16h)
Dispersão: Rua Sabrina Ferreira de Oliveira, 127, Cardoso
Roda de Timbau
Nascido em 2015, o Roda de Timbau nasceu como um grupo de estudo de timbaleiros de vários blocos da cidade. No repertório, a potência da percussão brasileira, com uma mistura de ritmos e latinidades.
A bateria conta com 70 integrantes, distribuídos entre timbaus, repiques, surdos, xequerês e caixas.
Concentração: Avenida Brasil, 491, Santa Efigênia (17h)
Dispersão: Avenida Brasil, 202, Santa Efigênia
Passa lá no RH
Criado pela empresa de recursos humanos Sólides, o “Passa Lá no RH” estreia no Carnaval de BH com hits dos anos 90 a 2.000. “Nosso objetivo com o bloco é ressignificar a expressão ‘Passa lá no RH’, infelizmente ainda muito associada ao processo de desligamento de colaboradores. Na Sólides, trabalhamos com dedicação e afinco para mudar essa perspectiva, já que nós, profissionais de RH, somos agentes de transformação nas empresas. Por isso, convidamos a todas as pessoas, amigos e parceiros a participarem dessa folia com a gente.” – afirma Távira Magalhães, líder de gestão de pessoas na Sólides.
A animação ficará por conta do grupo de percussão Arautos do Gueto, que atua nas áreas de produção artística, difusão e formação sociocultural em Belo Horizonte.
Concentração: Rua Tomé de Souza, 1014, Savassi (17h)
Dispersão: Rua Tomé de Souza, 820, Savassi
Katopé
Nascido em 2017, o Katopé celebra o catopés, uma das missas de congado, com seus toques e cantigas. Atualmente, seu estilo musical varia do samba ao Soul, com fortes traços do folclore e do afro brasileiro. Tudo, é claro, com o melhor jeito mineiro de fazer a folia!
Concentração: Rua Dom Cabral, 773, Ipiranga (17h)
Dispersão: Rua José Clemente Pereira, 501, Ipiranga
Sexta, Ninguém Sabe?
O Sexta, Ninguém Sabe? (ou SNS), nasceu em 2014 e desfilou pelas ruas de BH pela primeira vez em 2015.
O repertório traz clássicos do rock em ritmo de samba-enredo, tocados por uma bateria com 100 ritmistas. Este ano, o tema é o respeito à diversidade e à inclusão.
Concentração: Rua Alvarenga Peixoto, 1026, Santo Antônio (17h)
Dispersão: Praça Carlos Chagas, 839, Santo Agostinho
Barraqueiros, o Brokão
Nascido em 2018, o Barraqueiros traz visibilidade à luta dos trabalhadores de rua de BH: ambulantes, feirantes, camelôs, entre outros.
Concentração: Avenida Álvares Cabral, 45, Centro (17h)
Dispersão: Rua Aarão Reis, 255, Centro
Viaduto Trance
O Viaduto Trance prova que a música eletrônica também tem vez no Carnaval de BH. Totalmente gratuito e aberto ao público, o bloco produzido pela Extreme Music traz um pouco da cultura do trance eletrônico, com intervenções artísticas, às ruas da capital.
Concentração: Praça Rui Barbosa, 20, Centro (17h30)
Dispersão: Avenida Assis Chateaubriand, 1004, Centro
Bloco Intervalo
Formado por professores e professoras e pela comunidade do entorno dos bairros Floresta, Sagrada Família e Santa Efigênia, o Intervalo nasceu em 2018, sendo presença garantida no pré-carnaval de BH desde então.
Destaque para os instrumentos de sopro/metal que integram o cortejo.
Concentração: Rua David Campista, 42, Floresta (18h)
Dispersão: Rua Silva Jardim, 25, Floresta
Fanfarrice
Uma ode às fanfarras de Belo Horizonte, o Fanfarrice reúne grupos como o Estagiários Brass Band, Belina Orkestar, Terno do Bing e Black Bones. É do estilo “concentra, mas não sai”, com performances no Santo Agostinho.
Concentração*: Praça Carlos Chagas, 33, Santo Agostinho (19h)
*o bloco concentra, mas não sai
Lindo Bloco do Amor
Nascido em 2017, como uma homenagem aos 72 anos de nascimento de Gonzaguinha, o Lindo Bloco do Amor é um dos mais tradicionais do Carnaval de Rua de Belo Horizonte.
Uma verdadeira celebração a Gonzaguinha, Belo Horizonte, o amor e a diversidade.
Concentração: Rua Sapucaí, 105, Floresta (18h)
Dispersão: Rua SApucaí, 571, Floresta
Bloco do Grifo
Nascido em 2017, o Bloco do Grifo celebra as baterias universitárias e conta com um repertório que varia do axé ao funk, passando pelo pop.
A bateria conta atualmente com 50 membros, com vozes, violão, baixo, teclado, guitarra, cavaquinho e metais, surdo de terceira, repique e repique mor, caixas, tamborim, agogô e chocalho.
Concentração: Avenida Presidente Carlos Luz, 6001, São Luiz (18h)
Dispersão: Avenida Coronel Oscar Paschoal, 155, São Luiz
WS Elétrico
Nascido em 2017, o WS Elétrico traz o melhor de Salvador para Belo Horizonte. Em seu quinto ano de desfile, a banda Walking Samba promete o famoso “sextou de carnaval”, com a promessa de arrastar mais de 50 mil foliões.
Concentração: Rua Santa Rita Durão, 1216, Savassi (18h30)
Dispersão: Rua Bernardo Guimarães, 925, Savassi