Quer fugir da folia? 8 dicas para curtir o Carnaval tranquilo em Minas

Por

Siga no

www.minasgerais.com.br

Compartilhar matéria

Para quem busca sossego e tranquilidade no Carnaval, o #SeLigaNaTrip vai apresentar 8 dicas de lugares que podem ser visitados no esquema bate-e-volta a partir de belo Horizonte. Então bora lá:

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

1.     Macacos – Distrito de Nova Lima, está localizado a aproximadamente 25 km da capital. Um lugar bem interessante para almoçar é o Restaurante Mar Mineiro, que possui uma vista privilegiada das montanhas de Minas. Esse estabelecimento possui uma gastronomia mais refinada e os preços são mais elevados. Existem outras opções de restaurantes no distrito, como o famoso Bar do Marcinho e também vários estabelecimentos localizados no centrinho, como a Petisqueira do Marquinhos.

2.     Itaúna – Itaúna está localizada a 87 km da capital (se o acesso for pela MG-050) ou a 110 km (se o acesso for pela BR 381). Minha dica é comprar o “day-use” na Mambeba Adventure, uma mistura de restaurante all-inclusive de comida com entretenimento. O destaque é para o Vale Jurássico, para o time de recreação e para o proprietário Marcos, que é o personagem mais representativo do Mambeba. O local possui piscina para crianças, música ao vivo e estacionamento. Valores: Crianças de 0 a 2 anos não pagam, crianças de 3 a 6 anos pagam 70 reais, crianças de 7 a 11 anos pagam 80 reais, e adultos pagam 120 reais.

3.     Cordisburgo A Cidade do Coração está localizada a 121 km de Belo Horizonte e terá programação de carnaval somente a partir das 16 horas. Portanto, existe a possibilidade de fazer um roteiro super bacana de um dia na cidade: Portal Grande Sertões; Gruta do Maquiné , que custa 25 reais (adulto) com criança pagando meia-entrada; Museu Casa Guimarães Rosa e Zoológico de Pedra. #SeLigaNaDica: almoce no Restaurante Chero’s e você conhecerá uma das melhores comidas de Minas Gerais. Preço da refeição servida a vontade, no fogão a lenha e com direito a sobremesa: 40 reais.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

4.     Moeda – Cidade localizada a 60 km de Belô, apresenta uma bela paisagem montanhosa e sinuosa na chegada. Conheça as Ruínas da Moeda Velha, uma antiga fábrica de moedas clandestinas e a biblioteca pública, que fica dentro da antiga estação ferroviária. #SeLigaNaDica: Gastronomia raiz na cidade é no Trem Moeda, um excelente restaurante em todos os quesitos. Vale a pena conhecer.

Foto: www.minasgerais.com.br

5.     Belo Vale – Localizada a 80 km da capital, Belo Vale tem um raro museu a disposição dos visitantes: o Museu do Escravo, local de memória que abriga um imponente acervo que conta a história da escravidão brasileira. Ingressos custando 5 reais para os adultos e crianças menores de 6 anos e melhor idade, a partir de 60 anos, são isentos da taxa de entrada.Para almoçar, uma boa pedida é o Restaurante Pé de Serra. Outro lugar interessante é o Balneário Cachoeira do Moinho, que oferece day-use, das 8 as 17 horas, pelo valor de 40 reais. O local também possui lanchonete servindo salgados e porções, e restaurante no sistema buffet livre com sobremesa ao preço de 50 reais.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

6.     Brumadinho Distante aproximadamente 65 km de Belo Horizonte, a cidade abriga o Instituto Cultural Inhotim, um dos mais importantes centros de arte contemporânea do mundo. O local estará aberto durante todo o período do carnaval para visitação. Ingressos custando 50 reais (inteira) e 25 reais (meia). No período de 18 a 21 de fevereiro, haverá programação especial para crianças com o Estação Folia. Confira os detalhes no site. #SeLigaNaDica: se você ainda tiver fôlego, poderá voltar para a capital passando por Casabranca e aproveitar o CarnaGourmet, um evento gastronômico realizado no mesmo lugar que acontece o Brumadinho Gourmet. Outra programação sensacional é admirar o pôr-do-sol no Topo do Mundo, no restaurante La Vinicola. Agora, os mais radicais podem encarar um salto de parapente na Serra da Moeda.

7.     Rio Acima – Localizada a 35 km de BH, Rio Acima apresenta duas opções interessantes de cachoeiras: Cachoeira do Viana e Cachoeira do Indio, ambas custando 20 reais para entrar. Para acessar as cachoeiras, existe uma estrada de terra de aproximadamente 4 km e placas de sinalização facilitam o acesso. É importante ressaltar que não existe estrutura de restaurante nas cachoeiras, então os lugares mais indicados para almoçar são a Pousada da Zilda ou Sítio do Jacó. Se você curte aquelaaaaa paisagem montanhosa de Minas Gerais, tem um veículo 4×4 e gosta de off-road, vale a pena conhecer o Mirante da Gandarela. São 18 km de estrada de terra para chegar ao local.

Foto: www.minasgerais.com.br

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

8.     Fazenda Gruta do Baú Localizada a 50 km de Belo Horizonte, está inserida no município de Pedro Leopoldo, no distrito de Fidalgo. É uma maravilhosa fazenda com lugar para caminhar, com pista de bike, parquinho, área de escalada e recreação. O valor da entrada é de 20 reais por pessoa. Além disso, existem atividades que são cobradas a parte como passeio a cavalo (10 reais), visitação na gruta (12 reais) e passeio de Gurgel (13 reais). O restaurante oferece uma comida muito boa ao preço de 69,00 por quilo.

 

Agradecimentos: Renata Couto, Secretária de Turismo de Nova Lima; Marcos Mambeba; Guilherme da Secretaria de Turismo de Cordisburgo; Érica Maia, Gestora da IGR Veredas e ao José Celso da Fazenda Gruta do Baú.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

 

Espero que você tenha gostado do nosso roteiro e que possa aproveitar o Carnaval 2023. Até o próximo destino. Continue ligado na @rede98oficial e no @SeLigaNaTrip98.

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Música, dendê e muito axé: carnaval de Salvador é reconhecido como manifestação cultural do país

Marcas mais lembradas no Carnaval de BH são bebidas, aponta pesquisa da Sponsorize

Damião rebate críticas sobre megashows na folia de BH: ‘Nosso Carnaval não tem abadá’

Carnaval de BH bate recorde de foliões nas ruas, com mais de 6 milhões de pessoas

Pós-Carnaval de BH tem ‘queimão’ de bebidas nos blocos

Canto da Alvorada e Bacharéis do Samba são as campeãs do Carnaval de 2025

Últimas notícias

Por que voar no Brasil custa mais caro do que em países vizinhos

Macron vai apresentar ‘prova científica’ de que sua esposa nasceu mulher à Justiça dos EUA

Ouro dispara e reacende debate sobre economia global e mineração

Paulinho da Força: quem é o relator do projeto de anistia na Câmara dos Deputados

Millennials no comando: o C-suite em transição

Flávio Dino determina abertura de inquérito para investigar conclusões da CPI da Covid-19

Morre Brad Everett Young, ator de Grey’s Anatomy e fotógrafo de celebridades, aos 46 anos

Uberaba, a Terra de Gigantes

Lucas Silva se emociona com título de cidadão honorário de BH: ‘Cheguei com uma mochila e um sonho’