Ao vivo
98 No Fundo do Baú

Carnaval para os pequenos! 28 opções de blocos infantis para curtir em BH

Por

Siga no

Mara Damasceno / PBH

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A folia já abriu alas em Belo Horizonte e, como não podia deixar de ser, o Carnaval da capital mineira segue rico em programação para todo o tipo — e idade — de folião.

Papais e mamães que desejam curtir a festa com os pequenos têm 28 opções de blocos que carregam em seu enredo temas infantis, ou amigáveis para as crianças. A Rede 98 conferiu a programação da PBH, e traz a lista completa dos blocos. Confira!

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

11.02 (Sábado)

  • Apaetucada

Criado em 2006, o bloco tem por objetivo unir os efeitos terapêuticos da música, da dança e do teatro às possibilidades de inserção social e participação comunitária dos usuários da Apae-BH e de todos aqueles que integram o Bloco, promovendo uma vida digna e mais feliz. 

A Bateria Apaetucada, é composta por 40 ritmistas, entre jovens e adultos com deficiência intelectual e múltipla, familiares e pessoas da comunidade tem como principal objetivo a inclusão e participação social através da música e da arte, proporcionando vivências reais e ampliando perspectivas sociais.

Concentração: Rua Cristal, 229, Santa Tereza (14h30)

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Dispersão: Rua Mármore, 825, Santa Tereza

  • Fera Neném

Fundado em 2014, a batucadinha do bloco Fera Neném sempre desenvolve um repertório totalmente dedicado às crianças. Cantigas e sambas de roda, cirandas, frevos, marchinhas, sambas, maracatus, ijexás e outras músicas do universo dos pequeninos (de todas as idades) são o grande diferencial. 

Dudu Nicácio, compositor conhecido no cenário mineiro pelo seu trabalho dedicado ao samba e também ao carnaval, adaptou uma série de cantigas de rodas tradicionais de criança para ritmos típicos do carnaval brasileiro, além de compor, ano a ano, várias canções especialmente para o bloco Fera Neném. As canções autorais do Fera Neném já são de conhecimento do público cativo do bloco que, a cada desfile, decora as novas canções num repertório que vai se fiando

Concentração: Rua dos Dominicanos, 52, Serra (09h)

Dispersão: Alameda Guilherme Henrique Daniel, 94, Serra

  • Primeiros passos

Estreante no Carnaval de 2020, o Primeiros Passos saiu de dentro da escola para pular carnaval com a comunidade escolar na rua! Muita música tocada e cantada para animar a criançada! Nossa bateria é formada por músicos contratados e também por crianças e educadores.

Concentração: Rua Cristina, 157, Anchieta (9h)

Dispersão: Rua Cristina, 170, Anchieta

  • Besourinhos

“Beatles para crianças”. Com esse mote nasceu o Bloco Besourinhos, no fim de 2019. Na programação, hits do Fab Four em ritmo para os pequenos (e os adultos e idosos também!).

Concentração*: Praça Comendador Negrão de Lima, 218, Floresta (9h30) 

*O bloco concentra, mas não sai

  • Bloco do Saraiva

O Bloco do Saraiva surgiu da união de amigos do bairro Caiçara, que tinham o objetivo de reviver a euforia e descontração dos blocos de carnaval de rua, que promovem a integração das famílias, com a diversão dos pais e a felicidade das crianças. Um bloco onde o único compromisso e com a alegria dos foliões, integrantes e batuqueiros. O Bloco do Saraiva é composto por aproximadamente 70 integrantes na bateria, que tocam tamborim, surdo, repique, chocalho, caixa e agogô.

Concentração: Rua Atalaia, 209, Caiçaras (14h)

Dispersão: Rua Guaíra, 154, Caiçaras

  • Us Beethoven

Nascido em 2015, o bloco tem a intenção de levar musica brega animada, voltada para um público mais tranquilo, com muita música antiga, e também voltado para inclusão social. Sai no coração da Savassi e tem programação para toda a família.

Concentração: Praça da Liberdade, 470, Savassi

Dispersão: Praça da Liberdade, 153, Savassi

  • Rzñaço Kids

Criado por amigos que desejam levar a alegria ao coração de BH, o bloco sai da rua Rio de Janeiro, no Hipercentro da capital.

Concentração: Rua Rio de Janeiro, 2098, Lourdes (11h)

Dispersão: Rua Tomaz Gonzaga, 471, Lourdes 

12.02 (Domingo)

  • As Charangueiras

Nascido em 2014, com o nome Padecendo na Folia, o bloco visa atender famílias com crianças e idosos que queriam curtir o carnaval na cidade. No repertório, músicas do universo infantil em ritmo de carnaval, além de sambas, axé, pop e marchinhas. 

Este ano, as homenageadas são as mulheres do Axé.

Concentração: Rua Paraíba, 1272, Savassi (9h) 

Dispersão: Rua Paraíba, 1403, Savassi

  • Meninos do Morro

Nascido em 1998, na Pedreira Prado Lopes, o Meninos do Morro surgiu da missão de ensinar crianças e adolescentes a arte de tocar tambor. 

Concentração: Rua Arariba, 235, Aparecida 

Dispersão: Rua Arariba, 265, Aparecida

  • Santa Folia

Percussão e show musical, com diversas atividades voltadas para toda a família.

Concentração: Rua Jorge Angel Livraga, 420, Palmares (14h30)

Dispersão: Rua José Cleto, 1037, Santa Cruz 

18.02 (Sábado)

  • Os Baterinhas

Nascido em 2018, o bloco os Baterinhas surge por meio de oficinas de construção de instrumentos musicais com material reciclado. O objetivo do bloco é construir nas crianças o compromisso com o cuidado do meio ambiente, e valorizar as fantasias infantis nesta festa de carnaval. No tema principal, a sustentabilidade, o amor e o respeito ao próximo.

Concentração: Avenida Saramenha, 1338, Guarani (9h)

Dispersão: Avenida Saramenha, 1723, Guarani

  • Bloco dos Super-herois

Nascido em 2016, o bloco dos super-herois faz jus ao nome e homenageia aqueles que nos inspiram diariamente. Fantasias recomendadas!!

Concentração: Rua Matias Cardoso, 73, Santo Agostinho (11h)

Dispersão: Rua Araguari, 1515, Santo Agostinho

  • Unidos da Estrela da Morte

Um dos blocos mais tradicionais de Belo Horizonte, o Unidos da Estrela da Morte nasceu em 2015, como Bloco Nerd. Criado pelo fã clube Conselho Jedi Minas Gerais, o bloco é composto por fãs mineiros do clássico de George Lucas. 

O objetivo é vivenciar um conteúdo cultural diferenciado para o público geek e nerd que nunca frequentou Carnaval de Rua. O repertório abrange a orquestra de John Williams, trilhas sonoras de filmes clássicos, seriados, desenho animados, videogame, marchinhas próprias, paródias em ritmos de carnaval, pop rock e samba reggae.

Concentração: Rua Marechal Deodoro, Floresta, 197, Floresta (13h30) 

Dispersão: Rua Marechal Deodoro, 200, Floresta

  • Bloco de Seu Bento à Dona Lucinha

Desfilando em BH desde 2013, o bloco traz o estilo dos tradicionais blocos de rua do interior para a capital.

O nome do bloco é um trocadilho com o nome dos bairros onde ocorre o desfile (bairros São Bento e Santa Lúcia). É reconhecido pelo público como um bloco democrático e familiar, com a participação de pessoas de todas as idades (desde foliões mirins em seus primeiros carnavais até os mais experientes). O Estilo musical é baseado nas tradicionais marchinhas e também em versões de clássicos da MPB e do Rock transformadas em marchinhas. As músicas são cantadas pelos irreverentes puxadores e têm arranjos bem originais com metais, sanfona, baixo, surdos, caixas, tamborins e xique-xiques. Os ensaios são abertos ao público. Se quiser participar, só entrar em contato através da página do Bloco nas redes sociais!

Concentração: Avenida Halley, 1013, Santa Lúcia (13h30)

Dispersão: Avenida Halley, 1011, Santa Lúcia

  • Bloco Xibiuzinho

Nascido em 2017 da necessidade de fazer um bloco infantil para a região do Alípio de Melo. Com a banda do Bloco Xibiu e 30 ritmistas, inclusive crianças, o bloco apresenta músicas infantis em ritmo de axé, marchinhas e samba. 

Concentração: Rua dos Jornalistas, 30, Alípio de Melo (9h)

Dispersão: Rua dos Psicólogos, 262, Alípio de Melo

  • Seu Vizinho

Nascido em 2014 como um bloco de carnaval no Aglomerado da Serra, o Seu Vizinho tem o objetivo de fazer um carnaval acessível, coletivo, diverso e de resistência, que contribuísse para o fortalecimento e das pessoas do território, em sua maioria negras, para a valorização da cultura e das potências da favela e para a união da cidade. 

Com o tempo, o bloco ampliou as ações no campo da arte, cultura, educação e apoio socioassistencial às famílias da comunidade e buscou o fortalecimento do trabalho em rede com artistas, coletivos e outras organizações locais. Hoje, atua com Arte e Cultura como Formação Humana, desenvolve oficinas artístico-culturais, o carnaval, eventos, formações profissionalizantes, entre outras ações e mantém uma sede com uma Biblioteca Comunitária, internet, estúdio musical para ensaios e espaços para atividades culturais. Participam crianças, adolescentes, jovens, adultas e idosas. No Seu Vizinho é Todo Mundo Junto e Aglomerado!

Concentração: Avenida Mem de Sá, 2041, Fazendinha (11h)

Dispersão: Rua Maria Carmem Valadares, 182, Santa Efigênia

19.02 (Domingo)

  • Bloco duBem

Árvores, sombra, circo, folia, contação de história, bailinho de carnaval, samba, meninada, cortejo de tambores afro… Esse é o Bloquim duBem – maior bloco infantil que desfila durante o carnaval de Rua de Belo Horizonte e que chega aos 10 anos de atividades consecutiva em 2023. O Bloquim duBem foi idealizado pela jornalista e gestora cultural Luciana de Paula e pelo publicitário e produtor cultural Ivan Cândido – frequentadores do Parque Ecológico e Cultural Professor Marcus Mazzoni (com + de 14 mil m² de área verde), mantenedores do Ponto de Leitura duBem, com atividades itinerantes na Grande BH, Sabará e biblioteca/atividades no Parque do Cidade Nova até a chegada da pandemia de COVID 19. O desfile acontece com Tambolelê e a meninada do Bloquim duBem nas ruas ao entorno do parque, com cerca de 30 integrantes, comunidade local e turista do Brasil e do mundo. Pioneiro na união entre circo, shows, bailinho, contação de história, tambores afro e diversão ao ar livre!

Concentração: Rua Professor Costa Chiabi, 211, Cidade Nova (11h)

Dispersão: Rua Deputado Bernardino de Sena Figueiredo, 1011, Cidade Nova

  • Bloco da Praça

Há 10 anos, o bloco leva a Folia pra Praça Duque de Caxias, no Santa Efigênia.

Concentração*: Praça Duque de Caxias, 50, Santa Efigênia (14h)

*O bloco se concentra, mas não sai

  • Bloco do Jiló

Fundado pela família em 2015, o Bloco do Jiló iniciou seus desfiles aos domingos e terças de carnaval, na Praça da Liberdade. Em 2018, os desfiles foram transferidos para bairro Santa Inês, Região Leste de Belo Horizonte. O bloco tem como público-alvo a família, tocando músicas no ritmo de axé, marchinhas, pagode e samba.

Concentração: Rua Contagem, 762, Boa Vista (13h)

Dispersão: Rua Contagem, 640, Boa Vista

  • Cenário Kids

O bloco da Cenário Kids tem como principal objetivo reunir as famílias e proporcionar integração entre as crianças. Oficinas, brincadeiras circenses, apresentações culturais e um Desfile de Moda Infantil 2020 e também novos talentos mirins para marcar também a inclusão de crianças, no Projeto Social que desenvolvemos na Barragem Santa Lúcia, em um ambiente encantado e divertido com o objetivo tratar de assuntos sempre pertinentes nas áreas de educação, saúde, lazer, comportamento e demais assuntos. 

O grande diferencial será a inclusão artística. O elenco deverá ser a partir das aptidões das crianças e adolescentes. A proposta vai além, envolvendo familiares, vizinhos e amigos que participam sempre dos workshops e desfiles.

Concentração: Rua Michel Jeha, 718, São Bento (9h)

Dispersão: Avenida Artur Bernardes, 250, Vila Paris

  • Mindinho Bateria Mirim

O Mindinho Bateria Mirim é um bloco de carnaval formado por crianças e adolescentes apaixonados por ritmo. Nascido em 2019, o bloco tem como objetivo oferecer um espaço de protagonismo das crianças na cena carnavalesca de Belo Horizonte, permitindo que elas executem os instrumentos de forma autônoma, sob a regência também de crianças e adolescentes. 

O bloco é formado por cerca de 20 ritmistas mirins, das zonas norte e sul da cidade, preparados em oficinas gratuitas no projeto Vai Passar, que contou com patrocínio da Belotur e Prefeitura de Belo Horizonte. 

No repertório, cirandas, marchinhas, sambas, forró, ijexá e funk embalam o público infantil que, inclusive, será convidado a participar de momentos do desfile, tocando com percussão corporal.

Concentração: Beco do Índio, 43, Marçola (9h)

Dispersão: Rua Bandoneon, 381, Nossa Senhora de Fátima

  • Pinta Terezinha

Nascido em 2014, na praça de Santa Tereza, o bloco tem o intuito de promover vivências artísticas costurando de forma transversal à música e as artes visuais, dentro do universo infantil do carnaval. 

O bloco segue quatro momentos entre eles, a contadora de histórias Daniela Libanio conta seu livro “A lenda do Congado “, escrito em forma de literatura de cordel, enquanto a banda toca a narrativa ritmada do livro com instrumentos africanos oferecidos para as crianças em formato de oficina de forma, que todos possam tocar juntos o ritmo congado, bem como o ritmo Moçambique, maculele, ritmo africano.

Concentração: Rua Divinópolis, 515, Santa Tereza (8h)

Dispersão: Rua Divinópolis, 527, Santa Tereza

  • Buritis de Guimarães Rosa

Bloco ecológico infantil em defesa das Águas do Cercadinho. O Bloco é inclusivo para mulheres, idosos, deficientes democratizando acesso à música não exigindo experiência para tocar.

Incentiva a reciclagem com instrumentos musicais para o desfile e para plantios de árvores. Incentiva as crianças a cantarem marchinhas adaptadas por elas dando o recado na proteção do meio ambiente . É também um bloco que conta a história do Cercadinho,em que um o nome de um dos seus bairros leva o nome de uma árvore, o Buriti, em homenagem ao escritor Guimarães Rosa que eternizou o personagem Manuelzão.

Concentração*: Rua de Pedestre S, 500, Belvedere 

*o bloco concentra, mas não sai

20.02 (Segunda-feira)

  • Unidos da Estrela da Morte

Um dos blocos mais tradicionais de Belo Horizonte, o Unidos da Estrela da Morte nasceu em 2015, como Bloco Nerd. Criado pelo fã clube Conselho Jedi Minas Gerais, o bloco é composto por fãs mineiros do clássico de George Lucas. 

O objetivo é vivenciar um conteúdo cultural diferenciado para o público geek e nerd que nunca frequentou Carnaval de Rua. O repertório abrange a orquestra de John Williams, trilhas sonoras de filmes clássicos, seriados, desenho animados, videogame, marchinhas próprias, paródias em ritmos de carnaval, pop rock e samba reggae.

Concentração: Rua Marechal Deodoro, Floresta, 197, Floresta (13h30) 

Dispersão: Rua Marechal Deodoro, 200, Floresta

  • Alalaor

Nascido em 2017 em uma homenagem ao Sr. Alaô, de 90 anos, morador do Santa Tereza, que dizia não ter brincado em um carnaval de rua. 

O bloco ganhou destaque já no primeiro ano e cresceu nos anos seguintes com a inclusão de pessoas de todas faixas etárias. O objetivo do bloco além da inclusão é retratar a arte, a cultura e a tradição do carnaval familiar. 

O Bloco desfila com Trio elétrico trazendo hits populares de carnaval, marchinhas, samba, muito axé retrô e outros ritmos. Alegria e diversão são os ingredientes deste bloco de Santa Tereza que faz seu carnaval com muita segurança e organização. 

O bloco não passa pela praça Duque de Caxias.

Concentração: Rua Pirolozito, 7, Santa Tereza (13h)

Dispersão: Rua Silvianópolis, 151, Santa Tereza

21.02 (Terça-feira)

  • Criança Fantástica

Criado em 2019 pela banda Super Fantástico, o bloco traz a animação de festas infantis para o carnaval de rua de BH. O bloco tem como objetivo proporcionar uma folia com músicas infantis e o resgate de brincadeiras coletivas, oportunizando às crianças e famílias brincar em um carnaval super divertido.

Concentração: Rua Dinah Rocha Mello, 15, Heliópolis (14h)

Dispersão: Rua Guilherme Rangel Correia, 40, Heliópolis

25.02 (Sábado)

  • Meninada do Clic

O Bloco é uma parceria da banda do CLIC (banda de professores de artes da escola CLIC) com o Mindinho Bateria Mirim (bateria infantil de ritmistas alunos e não alunos da escola).

Concentração: Rua Tupaciguara, 78, São Pedro (10h)

Dispersão: Rua Lavras, 703, São Pedro

26.02 (Domingo)

  • Truperalta

Um grupo de pais e mães criou o Truperalta no ano de 2017. O bloco tem um repertório de marchinhas, cirandas e sambas do universo infantil. A bateria é formada por aprendizes na arte do ritmo, mas somos muito esforçados e um tanto quanto ensaiados. O importante é a diversão e a conscientização da meninada para o valor dessa que é uma das maiores expressões de cultura de nossa gente: o carnaval!

Concentração: Praça Madre Gema da Eucaristia, 38, Grajaú (9h)

Dispersão: Rua C, 9, Grajaú

Siga no

Mais de Entretenimento

Marcas mais lembradas no Carnaval de BH são bebidas, aponta pesquisa da Sponsorize

Damião rebate críticas sobre megashows na folia de BH: ‘Nosso Carnaval não tem abadá’

Carnaval de BH bate recorde de foliões nas ruas, com mais de 6 milhões de pessoas

Pós-Carnaval de BH tem ‘queimão’ de bebidas nos blocos

Canto da Alvorada e Bacharéis do Samba são as campeãs do Carnaval de 2025

Carnaval de 2025 leva 6 milhões de pessoas às ruas em BH; Governo de MG faz balanço da folia

Últimas notícias

Prefeitura de BH convoca empresas para nova etapa de implementação do BRT Amazonas

Cronograma para novo bairro no antigo Aeroporto Carlos Prates será definido nesta quinta-feira

Saiba como pedir exclusão de desconto indevido em benefícios do INSS

AGU cria grupo para recuperar dinheiro das vítimas de fraude no INSS

‘Jogo equilibrado’, resume Cuello sobre empate do Atlético com o Caracas

Atlético empata com o Caracas na Venezuela

Lula lança Minha Casa, Minha Vida para pessoas em situação de rua

Batalha no Graffex: geração X e geração Z

Cruzeiro divulga balanço financeiro do primeiro ano de Pedro Lourenço