A folia já abriu alas em Belo Horizonte e, como não podia deixar de ser, o Carnaval da capital mineira segue rico em programação para todo o tipo — e idade — de folião.
Papais e mamães que desejam curtir a festa com os pequenos têm 28 opções de blocos que carregam em seu enredo temas infantis, ou amigáveis para as crianças. A Rede 98 conferiu a programação da PBH, e traz a lista completa dos blocos. Confira!
11.02 (Sábado)
- Apaetucada
Criado em 2006, o bloco tem por objetivo unir os efeitos terapêuticos da música, da dança e do teatro às possibilidades de inserção social e participação comunitária dos usuários da Apae-BH e de todos aqueles que integram o Bloco, promovendo uma vida digna e mais feliz.
A Bateria Apaetucada, é composta por 40 ritmistas, entre jovens e adultos com deficiência intelectual e múltipla, familiares e pessoas da comunidade tem como principal objetivo a inclusão e participação social através da música e da arte, proporcionando vivências reais e ampliando perspectivas sociais.
Concentração: Rua Cristal, 229, Santa Tereza (14h30)
Dispersão: Rua Mármore, 825, Santa Tereza
- Fera Neném
Fundado em 2014, a batucadinha do bloco Fera Neném sempre desenvolve um repertório totalmente dedicado às crianças. Cantigas e sambas de roda, cirandas, frevos, marchinhas, sambas, maracatus, ijexás e outras músicas do universo dos pequeninos (de todas as idades) são o grande diferencial.
Dudu Nicácio, compositor conhecido no cenário mineiro pelo seu trabalho dedicado ao samba e também ao carnaval, adaptou uma série de cantigas de rodas tradicionais de criança para ritmos típicos do carnaval brasileiro, além de compor, ano a ano, várias canções especialmente para o bloco Fera Neném. As canções autorais do Fera Neném já são de conhecimento do público cativo do bloco que, a cada desfile, decora as novas canções num repertório que vai se fiando
Concentração: Rua dos Dominicanos, 52, Serra (09h)
Dispersão: Alameda Guilherme Henrique Daniel, 94, Serra
- Primeiros passos
Estreante no Carnaval de 2020, o Primeiros Passos saiu de dentro da escola para pular carnaval com a comunidade escolar na rua! Muita música tocada e cantada para animar a criançada! Nossa bateria é formada por músicos contratados e também por crianças e educadores.
Concentração: Rua Cristina, 157, Anchieta (9h)
Dispersão: Rua Cristina, 170, Anchieta
- Besourinhos
“Beatles para crianças”. Com esse mote nasceu o Bloco Besourinhos, no fim de 2019. Na programação, hits do Fab Four em ritmo para os pequenos (e os adultos e idosos também!).
Concentração*: Praça Comendador Negrão de Lima, 218, Floresta (9h30)
*O bloco concentra, mas não sai
- Bloco do Saraiva
O Bloco do Saraiva surgiu da união de amigos do bairro Caiçara, que tinham o objetivo de reviver a euforia e descontração dos blocos de carnaval de rua, que promovem a integração das famílias, com a diversão dos pais e a felicidade das crianças. Um bloco onde o único compromisso e com a alegria dos foliões, integrantes e batuqueiros. O Bloco do Saraiva é composto por aproximadamente 70 integrantes na bateria, que tocam tamborim, surdo, repique, chocalho, caixa e agogô.
Concentração: Rua Atalaia, 209, Caiçaras (14h)
Dispersão: Rua Guaíra, 154, Caiçaras
- Us Beethoven
Nascido em 2015, o bloco tem a intenção de levar musica brega animada, voltada para um público mais tranquilo, com muita música antiga, e também voltado para inclusão social. Sai no coração da Savassi e tem programação para toda a família.
Concentração: Praça da Liberdade, 470, Savassi
Dispersão: Praça da Liberdade, 153, Savassi
- Rzñaço Kids
Criado por amigos que desejam levar a alegria ao coração de BH, o bloco sai da rua Rio de Janeiro, no Hipercentro da capital.
Concentração: Rua Rio de Janeiro, 2098, Lourdes (11h)
Dispersão: Rua Tomaz Gonzaga, 471, Lourdes
12.02 (Domingo)
- As Charangueiras
Nascido em 2014, com o nome Padecendo na Folia, o bloco visa atender famílias com crianças e idosos que queriam curtir o carnaval na cidade. No repertório, músicas do universo infantil em ritmo de carnaval, além de sambas, axé, pop e marchinhas.
Este ano, as homenageadas são as mulheres do Axé.
Concentração: Rua Paraíba, 1272, Savassi (9h)
Dispersão: Rua Paraíba, 1403, Savassi
- Meninos do Morro
Nascido em 1998, na Pedreira Prado Lopes, o Meninos do Morro surgiu da missão de ensinar crianças e adolescentes a arte de tocar tambor.
Concentração: Rua Arariba, 235, Aparecida
Dispersão: Rua Arariba, 265, Aparecida
- Santa Folia
Percussão e show musical, com diversas atividades voltadas para toda a família.
Concentração: Rua Jorge Angel Livraga, 420, Palmares (14h30)
Dispersão: Rua José Cleto, 1037, Santa Cruz
18.02 (Sábado)
- Os Baterinhas
Nascido em 2018, o bloco os Baterinhas surge por meio de oficinas de construção de instrumentos musicais com material reciclado. O objetivo do bloco é construir nas crianças o compromisso com o cuidado do meio ambiente, e valorizar as fantasias infantis nesta festa de carnaval. No tema principal, a sustentabilidade, o amor e o respeito ao próximo.
Concentração: Avenida Saramenha, 1338, Guarani (9h)
Dispersão: Avenida Saramenha, 1723, Guarani
- Bloco dos Super-herois
Nascido em 2016, o bloco dos super-herois faz jus ao nome e homenageia aqueles que nos inspiram diariamente. Fantasias recomendadas!!
Concentração: Rua Matias Cardoso, 73, Santo Agostinho (11h)
Dispersão: Rua Araguari, 1515, Santo Agostinho
- Unidos da Estrela da Morte
Um dos blocos mais tradicionais de Belo Horizonte, o Unidos da Estrela da Morte nasceu em 2015, como Bloco Nerd. Criado pelo fã clube Conselho Jedi Minas Gerais, o bloco é composto por fãs mineiros do clássico de George Lucas.
O objetivo é vivenciar um conteúdo cultural diferenciado para o público geek e nerd que nunca frequentou Carnaval de Rua. O repertório abrange a orquestra de John Williams, trilhas sonoras de filmes clássicos, seriados, desenho animados, videogame, marchinhas próprias, paródias em ritmos de carnaval, pop rock e samba reggae.
Concentração: Rua Marechal Deodoro, Floresta, 197, Floresta (13h30)
Dispersão: Rua Marechal Deodoro, 200, Floresta
- Bloco de Seu Bento à Dona Lucinha
Desfilando em BH desde 2013, o bloco traz o estilo dos tradicionais blocos de rua do interior para a capital.
O nome do bloco é um trocadilho com o nome dos bairros onde ocorre o desfile (bairros São Bento e Santa Lúcia). É reconhecido pelo público como um bloco democrático e familiar, com a participação de pessoas de todas as idades (desde foliões mirins em seus primeiros carnavais até os mais experientes). O Estilo musical é baseado nas tradicionais marchinhas e também em versões de clássicos da MPB e do Rock transformadas em marchinhas. As músicas são cantadas pelos irreverentes puxadores e têm arranjos bem originais com metais, sanfona, baixo, surdos, caixas, tamborins e xique-xiques. Os ensaios são abertos ao público. Se quiser participar, só entrar em contato através da página do Bloco nas redes sociais!
Concentração: Avenida Halley, 1013, Santa Lúcia (13h30)
Dispersão: Avenida Halley, 1011, Santa Lúcia
- Bloco Xibiuzinho
Nascido em 2017 da necessidade de fazer um bloco infantil para a região do Alípio de Melo. Com a banda do Bloco Xibiu e 30 ritmistas, inclusive crianças, o bloco apresenta músicas infantis em ritmo de axé, marchinhas e samba.
Concentração: Rua dos Jornalistas, 30, Alípio de Melo (9h)
Dispersão: Rua dos Psicólogos, 262, Alípio de Melo
- Seu Vizinho
Nascido em 2014 como um bloco de carnaval no Aglomerado da Serra, o Seu Vizinho tem o objetivo de fazer um carnaval acessível, coletivo, diverso e de resistência, que contribuísse para o fortalecimento e das pessoas do território, em sua maioria negras, para a valorização da cultura e das potências da favela e para a união da cidade.
Com o tempo, o bloco ampliou as ações no campo da arte, cultura, educação e apoio socioassistencial às famílias da comunidade e buscou o fortalecimento do trabalho em rede com artistas, coletivos e outras organizações locais. Hoje, atua com Arte e Cultura como Formação Humana, desenvolve oficinas artístico-culturais, o carnaval, eventos, formações profissionalizantes, entre outras ações e mantém uma sede com uma Biblioteca Comunitária, internet, estúdio musical para ensaios e espaços para atividades culturais. Participam crianças, adolescentes, jovens, adultas e idosas. No Seu Vizinho é Todo Mundo Junto e Aglomerado!
Concentração: Avenida Mem de Sá, 2041, Fazendinha (11h)
Dispersão: Rua Maria Carmem Valadares, 182, Santa Efigênia
19.02 (Domingo)
- Bloco duBem
Árvores, sombra, circo, folia, contação de história, bailinho de carnaval, samba, meninada, cortejo de tambores afro… Esse é o Bloquim duBem – maior bloco infantil que desfila durante o carnaval de Rua de Belo Horizonte e que chega aos 10 anos de atividades consecutiva em 2023. O Bloquim duBem foi idealizado pela jornalista e gestora cultural Luciana de Paula e pelo publicitário e produtor cultural Ivan Cândido – frequentadores do Parque Ecológico e Cultural Professor Marcus Mazzoni (com + de 14 mil m² de área verde), mantenedores do Ponto de Leitura duBem, com atividades itinerantes na Grande BH, Sabará e biblioteca/atividades no Parque do Cidade Nova até a chegada da pandemia de COVID 19. O desfile acontece com Tambolelê e a meninada do Bloquim duBem nas ruas ao entorno do parque, com cerca de 30 integrantes, comunidade local e turista do Brasil e do mundo. Pioneiro na união entre circo, shows, bailinho, contação de história, tambores afro e diversão ao ar livre!
Concentração: Rua Professor Costa Chiabi, 211, Cidade Nova (11h)
Dispersão: Rua Deputado Bernardino de Sena Figueiredo, 1011, Cidade Nova
- Bloco da Praça
Há 10 anos, o bloco leva a Folia pra Praça Duque de Caxias, no Santa Efigênia.
Concentração*: Praça Duque de Caxias, 50, Santa Efigênia (14h)
*O bloco se concentra, mas não sai
- Bloco do Jiló
Fundado pela família em 2015, o Bloco do Jiló iniciou seus desfiles aos domingos e terças de carnaval, na Praça da Liberdade. Em 2018, os desfiles foram transferidos para bairro Santa Inês, Região Leste de Belo Horizonte. O bloco tem como público-alvo a família, tocando músicas no ritmo de axé, marchinhas, pagode e samba.
Concentração: Rua Contagem, 762, Boa Vista (13h)
Dispersão: Rua Contagem, 640, Boa Vista
- Cenário Kids
O bloco da Cenário Kids tem como principal objetivo reunir as famílias e proporcionar integração entre as crianças. Oficinas, brincadeiras circenses, apresentações culturais e um Desfile de Moda Infantil 2020 e também novos talentos mirins para marcar também a inclusão de crianças, no Projeto Social que desenvolvemos na Barragem Santa Lúcia, em um ambiente encantado e divertido com o objetivo tratar de assuntos sempre pertinentes nas áreas de educação, saúde, lazer, comportamento e demais assuntos.
O grande diferencial será a inclusão artística. O elenco deverá ser a partir das aptidões das crianças e adolescentes. A proposta vai além, envolvendo familiares, vizinhos e amigos que participam sempre dos workshops e desfiles.
Concentração: Rua Michel Jeha, 718, São Bento (9h)
Dispersão: Avenida Artur Bernardes, 250, Vila Paris
- Mindinho Bateria Mirim
O Mindinho Bateria Mirim é um bloco de carnaval formado por crianças e adolescentes apaixonados por ritmo. Nascido em 2019, o bloco tem como objetivo oferecer um espaço de protagonismo das crianças na cena carnavalesca de Belo Horizonte, permitindo que elas executem os instrumentos de forma autônoma, sob a regência também de crianças e adolescentes.
O bloco é formado por cerca de 20 ritmistas mirins, das zonas norte e sul da cidade, preparados em oficinas gratuitas no projeto Vai Passar, que contou com patrocínio da Belotur e Prefeitura de Belo Horizonte.
No repertório, cirandas, marchinhas, sambas, forró, ijexá e funk embalam o público infantil que, inclusive, será convidado a participar de momentos do desfile, tocando com percussão corporal.
Concentração: Beco do Índio, 43, Marçola (9h)
Dispersão: Rua Bandoneon, 381, Nossa Senhora de Fátima
- Pinta Terezinha
Nascido em 2014, na praça de Santa Tereza, o bloco tem o intuito de promover vivências artísticas costurando de forma transversal à música e as artes visuais, dentro do universo infantil do carnaval.
O bloco segue quatro momentos entre eles, a contadora de histórias Daniela Libanio conta seu livro “A lenda do Congado “, escrito em forma de literatura de cordel, enquanto a banda toca a narrativa ritmada do livro com instrumentos africanos oferecidos para as crianças em formato de oficina de forma, que todos possam tocar juntos o ritmo congado, bem como o ritmo Moçambique, maculele, ritmo africano.
Concentração: Rua Divinópolis, 515, Santa Tereza (8h)
Dispersão: Rua Divinópolis, 527, Santa Tereza
- Buritis de Guimarães Rosa
Bloco ecológico infantil em defesa das Águas do Cercadinho. O Bloco é inclusivo para mulheres, idosos, deficientes democratizando acesso à música não exigindo experiência para tocar.
Incentiva a reciclagem com instrumentos musicais para o desfile e para plantios de árvores. Incentiva as crianças a cantarem marchinhas adaptadas por elas dando o recado na proteção do meio ambiente . É também um bloco que conta a história do Cercadinho,em que um o nome de um dos seus bairros leva o nome de uma árvore, o Buriti, em homenagem ao escritor Guimarães Rosa que eternizou o personagem Manuelzão.
Concentração*: Rua de Pedestre S, 500, Belvedere
*o bloco concentra, mas não sai
20.02 (Segunda-feira)
- Unidos da Estrela da Morte
Um dos blocos mais tradicionais de Belo Horizonte, o Unidos da Estrela da Morte nasceu em 2015, como Bloco Nerd. Criado pelo fã clube Conselho Jedi Minas Gerais, o bloco é composto por fãs mineiros do clássico de George Lucas.
O objetivo é vivenciar um conteúdo cultural diferenciado para o público geek e nerd que nunca frequentou Carnaval de Rua. O repertório abrange a orquestra de John Williams, trilhas sonoras de filmes clássicos, seriados, desenho animados, videogame, marchinhas próprias, paródias em ritmos de carnaval, pop rock e samba reggae.
Concentração: Rua Marechal Deodoro, Floresta, 197, Floresta (13h30)
Dispersão: Rua Marechal Deodoro, 200, Floresta
- Alalaor
Nascido em 2017 em uma homenagem ao Sr. Alaô, de 90 anos, morador do Santa Tereza, que dizia não ter brincado em um carnaval de rua.
O bloco ganhou destaque já no primeiro ano e cresceu nos anos seguintes com a inclusão de pessoas de todas faixas etárias. O objetivo do bloco além da inclusão é retratar a arte, a cultura e a tradição do carnaval familiar.
O Bloco desfila com Trio elétrico trazendo hits populares de carnaval, marchinhas, samba, muito axé retrô e outros ritmos. Alegria e diversão são os ingredientes deste bloco de Santa Tereza que faz seu carnaval com muita segurança e organização.
O bloco não passa pela praça Duque de Caxias.
Concentração: Rua Pirolozito, 7, Santa Tereza (13h)
Dispersão: Rua Silvianópolis, 151, Santa Tereza
21.02 (Terça-feira)
- Criança Fantástica
Criado em 2019 pela banda Super Fantástico, o bloco traz a animação de festas infantis para o carnaval de rua de BH. O bloco tem como objetivo proporcionar uma folia com músicas infantis e o resgate de brincadeiras coletivas, oportunizando às crianças e famílias brincar em um carnaval super divertido.
Concentração: Rua Dinah Rocha Mello, 15, Heliópolis (14h)
Dispersão: Rua Guilherme Rangel Correia, 40, Heliópolis
25.02 (Sábado)
- Meninada do Clic
O Bloco é uma parceria da banda do CLIC (banda de professores de artes da escola CLIC) com o Mindinho Bateria Mirim (bateria infantil de ritmistas alunos e não alunos da escola).
Concentração: Rua Tupaciguara, 78, São Pedro (10h)
Dispersão: Rua Lavras, 703, São Pedro
26.02 (Domingo)
- Truperalta
Um grupo de pais e mães criou o Truperalta no ano de 2017. O bloco tem um repertório de marchinhas, cirandas e sambas do universo infantil. A bateria é formada por aprendizes na arte do ritmo, mas somos muito esforçados e um tanto quanto ensaiados. O importante é a diversão e a conscientização da meninada para o valor dessa que é uma das maiores expressões de cultura de nossa gente: o carnaval!
Concentração: Praça Madre Gema da Eucaristia, 38, Grajaú (9h)
Dispersão: Rua C, 9, Grajaú