Dez bares e restaurantes para se dar bem no Carnaval de BH!

Por

Siga no

Instagram / @Baixagastronomia / Divulgação

Compartilhar matéria

O carnaval se aproxima e milhões de pessoas vão para as ruas de Belo Horizonte pular e dançar na mais popular das festas.

Segue um pequeno guia para ninguém passar perrengue nos quatro dias de esbórnia, já que é importante se alimentar bem entre um bloquinho e outro a fim de evitar alguns males, entre eles, a velha conhecida ressaca.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Bolão

Começo pelo Santa Tereza, bairro boêmio, cultural e chegado num carnaval. O Bolão estará aberto todos os dias até às 4 da manhã, com exceção do domingo, quando fecha à meia-noite.

Pra turma que quiser pegar mais leve indico o pão com molho à bolonhesa, cebolinha e queijo ralado e o rock in rio, que é uma porção preparada com grosseiros pedaços de bife empanado e recheado com presunto e muçarela.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Existe uma nova versão do petisco, com carne de frango. O sanduba de bife, muçarela e bacon também salva a qualquer hora do dia ou da noite.

Agora, se a turma quiser pegar pesado, indico o clássico rochedão, prato feito composto pela brasileiríssima combinação de arroz, feijão, batata frita, ovo estalado e uma carne à escolha, geralmente um bife acebolado ou à milanesa.

Pode-se, ainda, trocar as fritas pelo espaguete à bolonhesa. Se a fome for grande mesmo, vale a pena pedir o rochedão especial, onde as batatas fritas convivem pacificamente com o macarrão.

PUBLICIDADE

Te digo uma coisa, depois de comer um rochedão, é impossível você acordar de ressaca na manhã seguinte.

O Bolão fica na Rua Adamina, 104, na Praça Duque de Caxias.

Bar da Lili

Ainda no Santa Tereza, só que naquele pedaço do bairro chamado de Alto dos Piolhos, onde se encontram as ruas Bocaiúva, Quimberlita, Tenente Freitas e Bom Despacho, está o Bar da Lili, onde é vendida a minha coxinha preferida em Belo Horizonte.

O salgado em questão é um coringa, já que você pode pegá-lo e depois sair comendo enquanto caminha pela rua sem maiores dificuldades.

Além dele, empadinha e quibe são ótimas pedidas no local, que funcionará, diariamente, até 1 da manhã durante o carnaval, à Rua Quimberlita, 254.

Deleres

Colado no Santa Tereza, ainda na Zona Leste, só que no bairro Horto, está o Deleres, que começou em 1991 vendendo cachorro-quente em um carrinho que, 30 anos depois, conseguiu abrir a sua loja praticamente em frente ao ponto onde trabalhava.

Cachorro-quente é bom porque é gostoso e barato, e o Deleres vende, apenas e tão somente, esta clássica comida de rua. Sendo assim, o cara se especializou no assunto.

O dogão é simples, sem invenciones, e os itens disponíveis para complementar o pão com salsicha são queijo parmesão, tomatete (isso mesmo, sem vinagre, cebola ou pimentão na receita), milho e batata palha. Dá pra comer uns dois, ainda mais na companhia da melhor maionese caseira do mundo!

Deleres fica na Rua Cafelândia, 12, e no carnaval vai funcionar no sábado, no domingo e na terça-feira, de 19h às 23h30.

Mineirinho 1

Milhares de foliões ocuparão o Centro de Belo Horizonte nos próximos dias, e uma das melhores opções da região é o Mineirinho 1, que fica na Rua Espírito Santo, 310.

Trata-se de um restaurante simples, com pegada popular, que serve refeições fartas a preços módicos.

A cada dia da semana é servido um prato, mas a opção com feijão tropeiro é diária, e pode ser escoltada por bifes ou pela excelente carne cozida da casa. O mexidão do Mineirinho é daqueles “molhadinhos” e vem com arroz, feijão, carne de panela desfiada, pedaços de bacon e ovo frito.

Durante o carnaval a casa funciona normalmente, de 11 da manhã às 3 da madrugada, servindo refeição o tempo todo. Quatro regras para a festa da carne: use filtro solar e camisinha, se hidrate e se alimente bem.

Nonô – O Rei do Caldo de Mocotó

Um dos grandes remédios para curar ressaca neste planeta louco é o caldo de mocotó do Nonô, estabelecimento que em 2024 comemora 60 anos de existência.

O bar, que funciona 24 horas por dia, com exceção do domingo, vai mudar os seus horários para o carnaval. Portanto, atenção e, escute este velho que os escreve, vá de mocotó depois de uma bebedeira ou para se nutrir antes de ir para os bloquinhos que passam na região central de Belo Horizonte.

O Nonô estará na ativa no sábado até meia-noite, e volta na segunda, de 8h até às 19h, mesmo horário de terça-feira.

Se não quiser encarar um mocotó, sugiro a esplêndida língua de boi ao molho e o bacon gordo com meio limão espremido por cima, sempre na companhia de uma gelada, é claro.

À Avenida Amazonas, 840.

Massas 100 Caseiras

Gerido desde sua abertura, em 2018, pelo casal Yara Diniz e Anderson Ventura, o Massas 100 preza pela simplicidade e pelo sabor.

Localizado no número 15 da Rua Baependi, em frente à Praça 12 de Dezembro, no bairro Santo André, o pequeno estabelecimento tem como carro-chefe o delicioso canelone recheado com chester e requeijão, que pode ser coberto por molhos bolonhesa, branco, ao sugo ou de frango. A fabricação e o fornecimento das massas ficam por conta de duas senhoras de descendência italiana. Já os molhos são preparados na própria casa por Anderson, que é bisneto de italianos.

São muitas as opções do cardápio, de espaguete ao forno a nhoque, passando por ravióli, lasanha e até panqueca, esta última uma receita da família do sócio proprietário.

De sábado a terça de carnaval, o Massas 100 abrirá às 11 da manhã. Pode anotar essa dica porque ela vale ouro pra quem estiver na região da Lagoinha.

Nada Contra

Com pouco mais de três anos de vida, o Nada Contra já se tornou um clássico do bairro Funcionários, na região Centro Sul de Beagá.

Os tradicionais tira-gostos serão substituídos na estufa por rangos mais substanciais, como cachorro-quente, caldinhos de mandioca e de feijão e buraco quente (pão francês recheado com carne moída). Para os mais frugais, a vitrine terá pasteizinhos.

O boteco Nada Contra vai funcionar de sábado a Terça-Feira Gorda, de 10 da manhã às 7 da noite.

Anota o endereço aí: Rua dos Aimorés, 629.

X-Tudo

Trailer localizado em ponto movimentado da região da Savassi que vende caprichados sanduíches, com destaque para o clássico x-egg bacon (carne de hambúrguer feita na casa, queijo, bacon tostado, ovo frito, alface e tomate), o meu preferido.

Se lambuze com o molho rosé da casa, que, de tão bom, pode ser comprado em garrafinhas para você levar pra casa.

Neste carnaval, o trailer vai funcionar quase ininterruptamente, das 11h:30 às 6h:30 do dia seguinte.

Fica na Avenida do Contorno, 6283.

Mulão

Um dos meus blocos preferidos é o Magnólia, que sai na terça-feira de carnaval no bairro Caiçara, região Noroeste da capital mineira.

Magnólia homenageia o Mardi Gras, que é a festa de carnaval que acontece na Terça Gorda em Nova Orleans, a capital mundial do jazz.

Se você estiver nas redondezas, ótima opção é o Bar do Mulão, um daqueles poucos em que você pode pedir sem medo qualquer coisa do cardápio, pois tudo lá costuma ser bom.

Indico a almôndega recheada com azeitona, o jiló recheado com bacon e a maçã de peito com batata. A omelete com queijo, presunto, peito de frango e bacon promete levantar qualquer folião.

O Mulão vai funcionar no sábado, de 11h à meia-noite, na segunda-feira, de 17 a 0h, e na terça, das 11h às 19h.

À Rua Marambaia, 291, no Caiçara.

Bar Zé Luiz

Se você é da madrugada, o Zé Luiz é a parada certa.

O bar fica no Mercado Novo, só que no primeiro andar, longe daquele cenário hipster do segundo piso, e funciona durante as primeiras horas do dia, atendendo a boêmios e trabalhadores das noites e das manhãs.

Este lugar existe desde 1985 e oferece ótimos pratos feitos a preços bem justos, sem contar o inigualável frango frito, que pode ser servido também como petisco.

Durante o carnaval, a casa vai funcionar somente nas madrugadas de sexta para sábado e de sábado para domingo, com feijoada e feijão tropeiro, respectivamente.

O bar abre por volta das duas da madrugada e fecha entre 9 e 11 da manhã.

No centrão da cidade, à Avenida Olegário Maciel, 752.

Compartilhar matéria

Siga no

Mais de Entretenimento

Marcas mais lembradas no Carnaval de BH são bebidas, aponta pesquisa da Sponsorize

Damião rebate críticas sobre megashows na folia de BH: ‘Nosso Carnaval não tem abadá’

Carnaval de BH bate recorde de foliões nas ruas, com mais de 6 milhões de pessoas

Pós-Carnaval de BH tem ‘queimão’ de bebidas nos blocos

Canto da Alvorada e Bacharéis do Samba são as campeãs do Carnaval de 2025

Carnaval de 2025 leva 6 milhões de pessoas às ruas em BH; Governo de MG faz balanço da folia

Últimas notícias

Mega-Sena acumula novamente e prêmio principal vai para R$ 130 milhões

Brasil é escolhido como sede dos Pans de Ginástica Artística e Rítmica

Especulado no Atlético, Reinier não deve retornar ao futebol brasileiro

Prefeitura acerta acordo salarial com servidores de carreira, mas professores seguem em greve

Moraes manda Google informar quem publicou minuta do golpe na internet

Tom Cruise vai receber Oscar honorário pela carreira

Sem perder em casa, Atlético supera campanha de 2021

PIB mineiro tem alta de 1,4% no primeiro trimestre de 2025

Zema negocia novas fábricas da Midea Group no Sul de Minas