Dor de cabeça, tremedeira, corpo ruim. Depois de um bloquinho ou vários é comum que muitos foliões sintam a famosa ressaca. E, infelizmente, não existe milagre: o jeito é se cuidar até que o corpo volte ao normal.
Segundo a nutricionista Ana Carolina Eleoterio, a alimentação pode ajudar o corpo a voltar ao eixo. No entanto, não existe um alimento que seja mais poderoso que outros para tal finalidade. Ao BloCast98 – Enchendo a Boca para falar do Carnaval de BH, ela deu dicas para lidar com o mal-estar pós bebedeira.
“A melhor opção seria não misturar bebidas, ou fica só na cerveja ou fica só no destilado”, diz Ana. Mas, e se a mistura de bebidas ocorrer? “Hoje em dia a gente tem uns saquinhos que parecem garrafa de água e é fácil transportar para sempre estar bebendo água”, orienta.
Outras dicas são sachês de carboidrato em gel e os isotônicos. “É possível também levar um sachê de carboidrato em gel, é pequeno e pode ajudar na alimentação para a pessoa não ficar sem comer”, explica. “Isotônico também é muito bom, além de água ele vai te colocar sódio para dentro. Então, não existe mágica, tem que beber bastante água enquanto consome álcool e não ficar muito tempo sem comer”, diz.
A nutricionista ainda alerta que o doce pode complicar a situação caso o folião não tenha se alimentado corretamente antes de cair no Carnaval. “Muita gente fica muito tempo sem comer e vai direto para o doce. E o doce sobe a glicose muito rápido, mas também desce muito rápido, o que pode ser um problema também”.
BloCast 98 – Enchendo a Boca para falar do Carnaval de BH
Com apresentação de Leandro Nassif e Beatriz Pinho, o BloCast 98 reúne em episódios temáticos nomes que já são figurinha carimbada na folia belo-horizontina. Por meio de bate-papo descontraído, convidados e apresentadores discutem, analisam e celebram o renascimento da folia em BH. Tem Banda Mole, Escolas de Samba, Então, Brilha!, Praia da Estação, Insanidade, Alcova, Xá de Cana, Estação Carnaval, CDL/BH e muito mais esperando por você.
Lembra daquela máxima: ‘a gente podia sair pelado em BH no carnaval, já que não tinha ninguém nas ruas’? Pois bem, é passado.
Com expectativa de receber cerca de 6 milhões de pessoas em 2025, a folia na capital mineira rende assunto ‘de outros carnavais’. O protagonismo das escolas de samba e blocos pioneiros, a desordem criativa e tantas outras camadas da folia em Belo Horizonte são abordadas ao longo dos episódios, tudo isso do jeito que só a 98 faz.
Quer mais? O BloCast 98 também convida especialistas em saúde e alimentação para garantir que os foliões mais intensos ‘sobrevivam’ aos dias de festa, além de falar da economia criativa que gera muita grana na cidade. É conteúdo que não acaba mais. E é por isso que no BloCast 98 a turma enche a boca para falar do Carnaval de BH. Veja abaixo os episódios já disponíveis:
EP 1 – Carnaval das Multidões
Ep 2 – Carnaval além dos Blocos
Ep 3 – Manual de Sobrevivência no Carnaval de BH
EP 4 – Carnaval para todo mundo em BH
O BloCast também está no Spotify, no TikTok e em todas as redes sociais da 98, então nos vemos por aí!