“A Rede 98 mandou avisar, o melhor Carnaval do Brasil é em BH” e o domingo vai agitar a capital mineira. Blocos muito queridos pelos foliões, como o Abalô-caxi, Beiço do Wando e Baianeiros, garantem a festa, fechando o fim de semana de Carnaval. Confira a nossa seleção de blocos para o dia:
Domingo (19)
Surgimos em 2016 como Alô Abacaxi com a proposta de intervir e dinamizar a rotina da cidade. Desde então, levantamos a bandeira em favor dos direitos LGBTQIA+ defendendo que a cidade seja um elemento democrático de trocas, onde os corpos sejam livres para exercer suas individualidades. Nascemos com inspiração na Tropicália, enquanto movimento de quebra de paradigmas, não apenas na música, mas na política, na moral, no comportamento, no vestuário, no corpo.
Horário: 7h
Local: Avenida Assis Chateaubriand, 74 – Floresta
O Bloco da Esquina, criado pelos músicos Renato Muringa e Mário Jaymowich, surgiu em 2013 com o objetivo de homenagear os 40 anos do movimento Clube da Esquina, na época. O que começou como uma diversão dos músicos foi se transformando e ganhando novos rumos a partir da aceitação do público e crescimento do carnaval de Belo Horizonte. As clássicas canções do Clube ganharam então outra roupagem em ritmos carnavalescos e caíram na folia!
Horário: 7h
Local: Avenida dos Andradas, 3560 – Pompeia
Surgido em 2016, o Beiço do Wando preencheu uma lacuna que estava faltando no carnaval de Belo Horizonte, a música brega. Contamos com uma bateria de aproximadamente 180 pessoas, divididas em surdo de marcação, surdo de variação, caixa, repinique, tamborim, agogô e rocar. Tocamos em grande maioria músicas bregas, como Reginaldo Rossi, Sidney Magal e Gretchen.
Horário: 8h
Local: Avenida . Brasil, 1313 – Funcionários
Em 2023 o Pena de Pavão de Krishna faz 10 anos de carnaval e comemora lançando um disco com diversos de seus sucessos autorais compostos durante a última década. O Pavão é um bloco espiritualista que reverencia divindades de diversas culturas, principalmente a hindu e as de matriz africana. O cortejo se inicia no alvorecer com um tradicional pic-nic colaborativo, enquanto os foliões tradicionalmente se pintam de azul e seguem pelas as ruas da cidade tocando e cantando músicas espiritualistas autorais e do cancioneiro afro-brasileiro ao ritmo do ijexá.
Horário: 8h
Local: Rua Professor Lair Ramusat Renno, 350 – Mangabeiras
O bloco “Todo Mundo Cabe no Mundo” desfila pelas ruas de Santa Efigênia e do Funcionários desde 2016. Nossa ideia de carnaval sempre foi a de afirmação da festa como manifestação folclórica – a maior do país – ou seja, popular, democrática, gratuita e aberta ao livre espaço da rua em que todos os cidadãos se sintam convidados a participar. Festa popular sem a inclusão absoluta de todos, que condene parte da população, seja ela qual for, a meros espectadores é um contrassenso. “Todo mundo cabe no mundo” – pela paz, pela diversidade, pela liberdade.
Horário: 9h
Local: Rua Piauí, 644 – Santa Efigênia
O Bloco Afro Angola Janga foi fundado em setembro de 2015, partindo da idealização de seus cofundadores, Nayara Garófalo e Lucas Jupetipe. O bloco surge da percepção de seus idealizadores da necessidade de enegrecer e periferizar a, então, nova onda de Carnaval que surgia em Belo Horizonte. Tocando ritmos e cantando letras que falam do povo negro e sua cultura o bloco vai do Axé ao Funk carioca passando pelo samba e kuduro.
Horário: 12h
Local: Rua da Bahia, 112 – Centro
Bloco surgiu em 2015, no bairro Castelo, em BH. Quando Danniel Maestri e Lelo Lobão se juntaram para trazer para o carnaval de BH o clima do carnaval de Salvador, do trio elétrico. O bloco não conta com bateria, tem uma grande banda em cima do trio elétrico e para 2023, promete uma grande novidade que é a ala de dança. A expectativa é de receber 300 mil pessoas em cada um dos dois dias de desfile.
Horário: 12h30
Local: Av. Altamiro Avelino Soares, 147 – Castelo
Somos um bloco de Carnaval de BH que, desde 2019, faz tributo às melhores décadas que vivemos! No formato trio, guitarra e vocais se misturam entre integrantes com percussão e samplers, num pocket show de grandes hits da música teen pop e axé dos anos 90 e 2000. Com amor e respeito, tocamos para relembrar e viver momentos de pura nostalgia e diversão!
Horário: 13h
Local: Praça Doutor Carlos Marques, s/n – Calafete
O Unidos do Samba Queixinho foi inicialmente formado por um grupo de oito amigos no carnaval de 2009, que queriam se divertir e tinham vontade de sobra pra colocar o bloco na rua. A bateria é regida pelo fundador e Mestre Gustavo Caetano, que executa bossas e chamadas, ritmos percussivos autorais e é composta pelos instrumentos: rocar, tamborim, repique, caixa e surdo. Tradicionalmente, o bloco homenageia algum elemento central da cultura da cidade e em 2023 terá como homenageada a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e fará uma grande festa em seu desfile no carnaval.
Horário: 14h
Local: Rua Tenente Brito Melo, 1090 – Barro Preto
O Bloco É o Amô surgiu em 2017, tendo desfilado pela primeira vez em 2018, unindo a música sertaneja e os ritmos de carnaval, propondo uma mistura única. Esse ano o tema está ligado às varias formas viver o amor!
Horário: 14h30
Local: Avenida Assis Chateaubriand, 25 – Floresta
O Bloco da Insanidade foi fundado há 12 anos na cidade de Tiradentes/MG e se transformou em um dos principais da cidade. Devido às proporções do bloco, em 2016 ele cresceu e abraçou a capital mineira e, desde então, é um dos blocos favoritos da Zona Sul de Belo Horizonte. Todas as edições de Belo Horizonte foram devidamente legalizadas junto à PBH.
Horário: 15h30
Local: Praça da Bandeira, s/n – Serra
A programação completa dos blocos você encontra no Portal Belo Horizonte.