Capacitação profissional, incentivo ao empreendedorismo e apoio às comunidades locais estão diversificando a matriz econômica em Conceição do Mato Dentro.
As estratégias são base do Programa Crescer, da Anglo American, que também atua no resgate de cadeias produtivas tradicionais da região como horticultura e produção de mel, leite e queijo.
Para isso, trabalhadores rurais receberam apoio técnico para aprimorar os processos de produção.
O gerente de sustentabilidade e integração da Anglo American, Fernando Silva Guimarães, explica que o apoio a esses produtores, de diferentes áreas, envolve a preparação para lidar com questões legais.
“Nós queremos trazer à tona essas regionalidades para incentivar cadeias produtivas diferentes da mineração, dando mais independência a essas pessoas. Neste trabalho, prestamos apoio técnico a agentes públicos e produtores para que eles atendam aos requisitos da nova lei de licitações. Assim, eles conseguem fazer a compra e o fornecimento local desses produtos dentro das normas em vigor no país”, conta.
Com a indústria sólida, trabalhadores mais preparados, mercado aquecido e dinheiro circulando na cidade, o comércio também passou por profundas transformações.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas e da Associação Comercial de Conceição do Mato Dentro, Coryntho José de Oliveira Filho, diz que a presença da Anglo American na região foi um divisor de águas.

“A vinda da empresa transformou completamente a realidade dos comércios locais, não só na quantidade, mas na qualidade de produtos e mão de obra. Se teve um ganho, foi a mudança cultural da cidade, que teve capacidade de melhorar os serviços prestados pelos nossos colaboradores, aproveitando as potencialidades da nossa região”, observa.