‘Ainda Estou Aqui’: Lula, Dilma e políticos parabenizam filme por prêmio no Oscar

Siga no

Políticos comemoraram a vitória do Brasil no Oscar 2025 (foto: Reprodução)

Compartilhar matéria

Após a histórica vitória de “Ainda Estou Aqui” no Oscar, políticos foram às redes sociais nesta segunda-feira (3/3) para celebrar o feito. Dirigido por Walter Salles, o filme venceu como Melhor Filme Internacional, mas não conquistou os prêmios de Melhor Filme e Melhor Atriz, disputados com “Anora”, que saiu vencedor.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que assistiu à cerimônia ao vivo ao lado da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, e que sentiu orgulho de ser brasileiro. “Orgulho do nosso cinema, dos nossos artistas e, principalmente, orgulho da nossa democracia”, escreveu ele na legenda de uma foto que dizia “Nós vamos sorrir”.

O petista disse ainda que o filme mostrou “ao Brasil e ao mundo a importância da luta contra autoritarismo”. O longa-metragem conta a luta de Eunice Paiva para reaver o corpo de seu marido, o ex-deputado Rubens Paiva, e fazer o Estado brasileiro admitir oficialmente que ele foi torturado e morto pela ditadura.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Querida Fernanda Torres, você honrou o Brasil com sua brilhante atuação em Ainda Estou Aqui e encantou o mundo todo vivendo a grande Eunice Paiva. Receba um abraço e um beijo carinhoso meu e da Janja”, disse o presidente em outra publicação. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha (PT), comentou que foi uma vitória do Brasil, do cinema brasileiro e da democracia.

A ex-presidente Dilma Rousseff (PT), que foi presa e torturada pelo regime militar, disse que a história de Rubens Paiva e sua família pôde ser contada graças ao trabalho da Comissão Nacional da Verdade, criada durante seu governo para investigar os crimes da ditadura, o que desagradou aos militares à época.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Nossa emoção é ainda maior porque a premiação celebra uma obra que presta tributo à civilização, à humanidade e aos brasileiros que sofreram com a extinção das liberdades democráticas, lutando contra a ditadura militar”, disse a petista.

Alcolumbre, Hugo Motta, Nunes e Cláudio Castro comemoram

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), preferiu dar ares institucionais e parabenizar a equipe do longa-metragem em nome do Congresso Nacional, sem citar a história narrada no filme.

“O filme, que já vinha sendo celebrado por sua excelência artística e narrativa sensível, agora entra definitivamente para a história do cinema mundial. A vitória no Oscar não é apenas um prêmio para a equipe do filme, mas para todo o Brasil, que vê sua cultura ser reconhecida e aplaudida na maior premiação do cinema”, afirmou.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), foi sucinto. “É nosso! Parabéns a todo o elenco de Ainda Estou Aqui por esse feito histórico”.

O prefeito Ricardo Nunes (MDB) também comemorou. “Mais um orgulho em ser brasileiro, a cidade de São Paulo está em festa”, escreveu.

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL-RJ), declarou que a vitória foi um “marco inesquecível” para a história do País e do cinema nacional, enquanto Eduardo Leite (PSDB-RS), que governa o Rio Grande do Sul, disse que a obra tem “coragem de olhar para as feridas abertas do nosso passado”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Um filme que nos lembra que a memória é fundamental para construirmos um futuro mais justo. A história da família Paiva, contada com tanta sensibilidade por Walter Salles, é também a história de muitas famílias brasileiras que tiveram suas vidas destroçadas pela violência da ditadura. Um período que jamais deve ser esquecido ou romantizado”, afirmou Leite.

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Cinema, TV e Séries

Na lista dos maiores bilionários do Brasil, diretor Walter Salles defende taxação dos ‘super-ricos’

Ringo Starr pede mudanças em roteiro de cinebiografia dos Beatles: “A gente nunca faria isso”

Novo filme de terror da Netflix começa a ser gravado em cidade mineira

‘Mundo da Lua’ volta para agradar nostálgicos e tem o desafio de atrair as crianças

Morre Anísio Mello Júnior, voz das aberturas de ‘Dragon Ball’ no Brasil

‘Cidade de Deus’ aparece na lista dos 100 melhores filmes do século 21 do New York Times; veja o ranking

Últimas notícias

Árbitro de Copa do Mundo apita final de torneio de várzea em SP

Kaio Jorge supera marca histórica do Cruzeiro na última década

Hospital Risoleta Neves, em BH, restringe atendimentos devido à superlotação

O Modo de Fazer Queijo Minas Artesanal é patrimônio declarado pela Unesco

Atlético recebe proposta de clube russo por Rubens

Concursos públicos em Minas: veja onde estão as melhores oportunidades em 2025

Lamine Yamal é denunciado por contratar pessoas com nanismo para festa de aniversário na Espanha

‘Querem silenciar quem se opõe’, diz Bolsonaro antes de parecer da PGR

As 20 melhores escolas de BH no Enem 2024 segundo ranking o Inep