Ao vivo
Rock Insônia

Casa de ‘Ainda Estou Aqui’ será transformada em museu do cinema nacional

Siga no

Fachada da casa usada no filme 'Ainda Estou Aqui' (Foto: Reprodução/Google Maps)

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), anunciou nesta segunda-feira, 3, a compra e desapropriação do imóvel onde foi filmado “Ainda Estou Aqui”, primeiro longa brasileiro a vencer um Oscar. O espaço será transformado na Casa do Cinema Brasileiro, um museu dedicado à memória do cinema nacional. A decisão será oficializada em edição extra do Diário Oficial do Rio.

O espaço, que homenageia a história de Eunice Paiva e sua família, também será um tributo às atrizes Fernanda Montenegro e Fernanda Torres, que deram vida aos personagens no longa. “Faremos da casa onde foi gravado o filme um lugar de memória permanente da história de Eunice Paiva e sua família, da democracia e ainda uma homenagem às duas grandes mulheres que orgulham o Brasil e deram vida a ela – Fernanda Torres e Fernanda Montenegro”, escreveu o prefeito em sua conta no X (antigo Twitter).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Segundo Paes, o espaço será aberto para visitação do público e contará com exposições interativas sobre a história do país na premiação. O local também servirá como sede da Rio Film Commission, órgão responsável por atrair produções audiovisuais para a cidade.

“A Casa do Cinema Brasileiro vai estar pronta para receber a nossa primeira estatueta. Quem sabe ela não vem morar aqui? Nós vamos sorrir”, brincou o prefeito. Pela tradição da categoria, a estatueta não fica com o diretor do filme, Walter Salles, para quem é entregue o prêmio durante a cerimônia. Ela se torna posse do país que o longa representa.

Casa está à venda por quase R$ 14 milhões

A casa do filme “Ainda Estou Aqui” não é a mesma onde vivia a família Rubens Paiva, que já não existe mais. O imóvel à venda foi aquele escolhido pela produção do filme por conta da proximidade estética com a propriedade original. A mansão está localizada na esquina da Avenida João Luiz Alves com a Rua Roque Pinto, e está a venda por R$ 13,9 milhões

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Localizado na Urca, bairro da zona Sul da cidade, o imóvel de 500 m² se tornou um cartão postal do Rio. Além de ambientar um dos filmes brasileiros mais importantes da década, o imóvel se destaca pela arquitetura e pela vista privilegiada. Da casa é possível observar a Baía de Guanabara, o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor – três pontos turísticos significativos da capital carioca. A propriedade também conta com cozinha planejada, piscina aquecida, terraço privativo e até elevador.

A jovem Lívia Savini, que morou no local com sua família, antes de ele se transformar na locação para o longa com Fernanda Torres, tem publicado vídeos caseiros para revelar o ambiente por outro ângulo. Lívia compartilhou uma série de vídeos em seu perfil no TikTok, mostrando que a casa passou por algumas adaptações a fim de se adequar ao período histórico do longa de Walter Salles e ficar mais parecida com a antiga residência da família Paiva, que era localizada no Leblon.

Siga no

Mais de Entretenimento

Mais de Cinema, TV e Séries

Nova atualização da Netflix deixa interface mais personalizada

Red Hot Chili Peppers vira marionete em nova temporada de “Love, Death + Robots”, da Netflix

‘You’: quinta e última temporada da série estreia na Netflix

Audiência do filme ‘Conclave’ aumenta 283% após morte de papa Francisco

‘Conclave’, ‘Dois Papas’ e mais: filmes para entender o Vaticano e a sucessão de Francisco

O reflexo da sociedade está de volta na estreia da 7ª temporada de Black Mirror

Últimas notícias

Cuca evita culpar elenco, mas admite: ‘Temos que fazer melhor’

‘Sabíamos que podíamos mais’, diz Rubens após derrota do Galo no Chile

Atlético leva virada no Chile e perde para o Iquique pela Sul-Americana

Governo Zema apresenta adesão ao Propag na ALMG e quer entregar UEMG à União

Vaticano divulga imagens do papa Leão XIV logo após vencer o conclave

Amor, aconchego, memória e muita comida boa, tudo isso no Matula 98 de Dia das Mães

Damião, Tadeu Leite e Hugo Motta: personalidades políticas enaltecem eleição de Leão XIV

Ninguém ficará prejudicado com descontos indevidos do INSS, diz Tebet

Ele esteve entre nós: papa Leão XIV já visitou MG e aproveitou a comida mineira