O tradicional clima natalino ganhará um toque brasileiro neste fim de ano com a estreia de “O Natal dos Silva”, série criada por Gabriel Martins (“Marte Um”) e primeira produção seriada da Filmes de Plástico. Gravada em Belo Horizonte, a obra chega ao Canal Brasil no dia 27 de novembro, com um episódio semanal exibido no canal e no Globoplay (Plano Premium).
A série nasceu do desejo de Gabriel de ver um gênero natalino mais presente na dramaturgia brasileira, mas com sotaque e afeto locais. “Escrevi por sentir falta de ver esse gênero no Brasil, mas dessa vez com o nosso tempero”, afirma o criador, que se inspirou em memórias pessoais e na intensidade emocional que costuma marcar o período das festas.
A história acompanha os Silva, família negra que enfrenta o primeiro Natal após a morte da matriarca, dona Zelina. O luto deixa todos sensíveis e os conflitos. ora cômicos, ora dolorosos, se tornam inevitáveis. O elenco, formado inteiramente por artistas mineiros, reúne profissionais do cinema, teatro, música e também atores não-profissionais.
Segundo Gabriel, os Silva “são uma família de volume alto” que, apesar da intensidade, tenta esconder seus problemas. “É tanto amor e dor que só resta o grito, o choro, como se fosse difícil conter ou explicar seus sentimentos.” Ele dirige o primeiro e o último episódios, motivado pela vontade de criar personagens que despertassem emoções vívidas: “Cada pessoa ali é um mundo em si.”
Os demais capítulos são conduzidos por Maurilio Martins e André Novais Oliveira, parceiros de longa data de Gabriel na Filmes de Plástico. Cada diretor imprime uma linguagem própria, que vai da câmera na mão ao plano-sequência. “A ideia era que cada ato dessa temporada tivesse também uma perspectiva estética diferente. Que cada episódio respirasse à sua própria maneira”, explica André.
A produção é assinada por Thiago Macêdo Correia, completando o quarteto fundador da Filmes de Plástico. A série nasce com planos ambiciosos: criar novas temporadas sempre ligadas a datas comemorativas. “Pensar que a história não terminaria agora foi algo totalmente novo e gratificante. Esses personagens que amo estão sempre esperando a próxima aventura”, diz Gabriel.
Horários de exibição
Estreia:
Quinta, 27/11, às 21h30: 1 episódio por semana no Canal Brasil.
Exibições alternativas:
- Sextas, às 22h30
- Sábados, às 23h
- Domingos, às 19h
- Quartas, às 20h30
Maratonas:
- 25/12, a partir das 19h (maratona dos 4 primeiros episódios + lançamento do quinto)
- 27/12, a partir das 20h30
- 28/12, a partir das 16h30
- 02/01/2026, a partir das 23h
Globoplay:
- 1 episódio por semana no Plano Premium
Sinopse
No primeiro Natal após a morte de dona Zelina, a família Silva tenta manter a tradição do encontro anual. Bel, que cuidou da mãe até o fim, se esforça para organizar a ceia, mas perde a paciência quando os convidados chegam, acumulando atritos com a irmã Lúcia. Em meio a discussões, fofocas e o tradicional amigo oculto, Luciano planeja anunciar que irá se casar com Lin, uma mulher que ninguém da família conhecia até então.
