PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Série mineira ‘O Natal dos Silva’, da Filmes de Plástico, traz olhar brasileiro para as festas de fim de ano

Siga no

A série nasceu do desejo de Gabriel de ver um gênero natalino mais presente na dramaturgia brasileira, mas com sotaque e afeto locais (Filmes de Plástico/Divulgação)

Compartilhar matéria

O tradicional clima natalino ganhará um toque brasileiro neste fim de ano com a estreia de “O Natal dos Silva”, série criada por Gabriel Martins (“Marte Um”) e primeira produção seriada da Filmes de Plástico. Gravada em Belo Horizonte, a obra chega ao Canal Brasil no dia 27 de novembro, com um episódio semanal exibido no canal e no Globoplay (Plano Premium).

A série nasceu do desejo de Gabriel de ver um gênero natalino mais presente na dramaturgia brasileira, mas com sotaque e afeto locais. “Escrevi por sentir falta de ver esse gênero no Brasil, mas dessa vez com o nosso tempero”, afirma o criador, que se inspirou em memórias pessoais e na intensidade emocional que costuma marcar o período das festas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A história acompanha os Silva, família negra que enfrenta o primeiro Natal após a morte da matriarca, dona Zelina. O luto deixa todos sensíveis e os conflitos. ora cômicos, ora dolorosos, se tornam inevitáveis. O elenco, formado inteiramente por artistas mineiros, reúne profissionais do cinema, teatro, música e também atores não-profissionais.

Segundo Gabriel, os Silva “são uma família de volume alto” que, apesar da intensidade, tenta esconder seus problemas. “É tanto amor e dor que só resta o grito, o choro, como se fosse difícil conter ou explicar seus sentimentos.” Ele dirige o primeiro e o último episódios, motivado pela vontade de criar personagens que despertassem emoções vívidas: “Cada pessoa ali é um mundo em si.”

Os demais capítulos são conduzidos por Maurilio Martins e André Novais Oliveira, parceiros de longa data de Gabriel na Filmes de Plástico. Cada diretor imprime uma linguagem própria, que vai da câmera na mão ao plano-sequência. “A ideia era que cada ato dessa temporada tivesse também uma perspectiva estética diferente. Que cada episódio respirasse à sua própria maneira”, explica André.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A produção é assinada por Thiago Macêdo Correia, completando o quarteto fundador da Filmes de Plástico. A série nasce com planos ambiciosos: criar novas temporadas sempre ligadas a datas comemorativas. “Pensar que a história não terminaria agora foi algo totalmente novo e gratificante. Esses personagens que amo estão sempre esperando a próxima aventura”, diz Gabriel.

Horários de exibição

Estreia:

Quinta, 27/11, às 21h30: 1 episódio por semana no Canal Brasil.

Exibições alternativas:

  • Sextas, às 22h30
  • Sábados, às 23h
  • Domingos, às 19h
  • Quartas, às 20h30

Maratonas:

  • 25/12, a partir das 19h (maratona dos 4 primeiros episódios + lançamento do quinto)
  • 27/12, a partir das 20h30
  • 28/12, a partir das 16h30
  • 02/01/2026, a partir das 23h

Globoplay:

  • 1 episódio por semana no Plano Premium

Sinopse

No primeiro Natal após a morte de dona Zelina, a família Silva tenta manter a tradição do encontro anual. Bel, que cuidou da mãe até o fim, se esforça para organizar a ceia, mas perde a paciência quando os convidados chegam, acumulando atritos com a irmã Lúcia. Em meio a discussões, fofocas e o tradicional amigo oculto, Luciano planeja anunciar que irá se casar com Lin, uma mulher que ninguém da família conhecia até então.

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Cinema, TV e Séries

A ligação inesperada entre Trump e ‘A Hora do Rush 4’

‘Stranger Things’ estreia 5ª temporada na Netflix; relembre os acontecimentos

Equipe pede oração após Brigitte Bardot ser hospitalizada novamente na França

Ione Borges morre aos 73 anos em São Paulo; apresentadora marcou gerações no ‘Mulheres’

Udo Kier, ator alemão de ‘Bacurau’ e ‘O Agente Secreto’, morre aos 81 anos

Você vai se surpreender: estes são os 4 filmes favoritos do Papa Leão XIV

Últimas notícias

Caixa abre leilão com 595 imóveis; Minas Gerais tem 59 oportunidades com lances a partir de R$ 54 mil

Anvisa aprova vacina do Butantan contra a dengue, a 1ª do mundo em dose única

Lei que amplia isenção do Imposto de Renda será sancionada por Lula

O Web Summit vai para a China e o futuro do trabalho também

Quatro presidentes brasileiros foram presos desde a redemocratização

K-pop fará estreia no Rock in Rio com show dos Stray Kids no Palco Mundo

Carro capota na Avenida Teresa Cristina e complica trânsito em BH

Atlético tem menos de 10% de chance de ir à Libertadores após empate com o Flamengo, mesmo com G-8

Vitor Hugo lamenta empate com o Flamengo e afirma que Atlético precisa ‘enterrar defunto’ da Sul-Americana