PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Morre Brigitte Bardot, ícone do cinema, aos 91 anos

Siga no

A informação foi confirmada neste domingo (28/12) pela Fundação Brigitte Bardot, criada e presidida por ela (Reprodução/Redes sociais)

Compartilhar matéria

A atriz e cantora francesa Brigitte Bardot morreu aos 91 anos. A informação foi confirmada neste domingo (28/12) pela Fundação Brigitte Bardot, criada e presidida por ela. O comunicado não informou a causa da morte, nem o local ou o horário do falecimento.

“Com imensa tristeza, a Fundação Brigitte Bardot anuncia a morte de sua fundadora e presidente, Madame Brigitte Bardot, atriz e cantora de renome mundial, que decidiu abandonar uma carreira consagrada para dedicar sua vida e sua energia à defesa dos animais e à atuação da fundação”, afirmou a instituição.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Segundo informações do jornal Nice-Matin, Brigitte Bardot estava internada em Toulon, no sul da França, e teria passado por uma cirurgia para tratar uma doença. Detalhes sobre o procedimento e o quadro clínico não foram divulgados.

Ícone do cinema

Brigitte Anne-Marie Bardot nasceu em Paris em 28 de setembro de 1934. Formou-se em balé clássico no Conservatório Nacional de Música e Dança e, ainda na adolescência, foi descoberta pelo cinema. Aos 15 anos, já aparecia em capas de revistas como a Elle, iniciando também uma carreira como modelo.

A estreia no cinema ocorreu em 1952, com o filme A Garota do Biquíni. O reconhecimento internacional veio quatro anos depois, em 1956, com E Deus Criou a Mulher, dirigido por Roger Vadim, então seu marido. O longa, marcado por sensualidade considerada ousada para a época, chegou a ser censurado em Hollywood, o que acabou impulsionando ainda mais sua popularidade.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Conhecida como “a mulher que inventou Saint-Tropez”, Bardot tornou-se símbolo da liberdade sexual feminina e desafiou valores conservadores. Sua imagem provocou reações contrárias, como pedidos de boicote a seus filmes por padres em Nova York, em 1957, e críticas do Vaticano, que a classificou como “má influência”. Apesar disso, o público nos cinemas só aumentou.

Ao longo da carreira, atuou em mais de 45 filmes e gravou cerca de 70 músicas, consolidando-se como referência estética e cultural. Popularizou a chamada “pose Bardot” e o decote ombro a ombro, que passou a levar seu nome.

Contato com o Brasil

Eternizada na canção “Alegria, Alegria”, de Caetano Veloso, Brigitte Bardot teve papel marcante na projeção turística de Búzios, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Em 1964, visitou a cidade pela primeira vez, em janeiro, retornando no fim do mesmo ano. Buscando discrição, permaneceu por cerca de quatro meses na vila ao lado do então namorado, Bob Zagury.

A segunda visita, porém, foi interrompida pela intensa presença da imprensa. A passagem da atriz deixou marcas permanentes na cidade, que batizou a orla marítima como Orla Bardot e instalou uma estátua de bronze em sua homenagem.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Famosos

Paolla Oliveira e Diogo Nogueira anunciam fim do namoro

‘Profunda dor’, afirmam Chitãozinho e Xororó após morte de irmão em acidente

Médico é condenado a 30 meses de prisão pela morte de Matthew Perry, de ‘Friends’

Gracyovos: Gracyanne Barbosa lança marca de ‘ovos de luxo’

Brasileira que namorou Jimmy Cliff e gravou clipe com ele se despede do astro do reggae

Jimmy Cliff, lenda do reggae, morre aos 81 anos

Últimas notícias

Bolsonaro passa por cirurgia após crise de soluço

Atlético anuncia a contratação de Renan Lodi

Cruzeiro encaminha contratação de Bruno Spindel, ex-Flamengo

Alerta laranja: Inmet prevê chuvas com ventos de até 100 km/h em Minas Gerais

Vem chuva no Ano Novo? Veja previsão do tempo em Belo Horizonte

Capivarã estreia na Pampulha; a lagoa ainda tem cheiro ruim?

Ultraleve cai no mar de Copacabana no Rio de Janeiro; bombeiros buscam por ocupantes

Damião mira esportes náuticos e treinamento para o ciclo olímpico na Lagoa da Pampulha

VÍDEO: Capivarã estreia navegação na Lagoa da Pampulha neste sábado; assista