O Dia de Reis será celebrado nesta terça-feira (6/1) com a tradicional Folia de Reis, que marca o encerramento do ciclo natalino em Belo Horizonte. A partir das 18h30, sete folias de Minas Gerais irão se apresentar na Praça da Liberdade, na região Centro-Sul da capital, dando fechamento ao Natal da Mineiridade.
A concentração será em frente ao Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG). O cortejo seguirá pela praça em direção ao Palácio da Liberdade, onde o percurso será finalizado.
As Folias de Reis são uma tradição de origem ibérica e fazem parte das celebrações mais antigas e difundidas em todo o Brasil. Ao longo dos anos, a manifestação tornou-se um componente importante na construção do imaginário, identidade e memória individual e coletiva do povo de Minas.
As folias reúnem em torno de si diversas práticas culturais, saberes, formas de expressão, ritos e celebrações afro-mineiras, sendo parte preciosa do patrimônio cultural mineiro.
Tradição
Geralmente, as folias são compostas por cantores e tocadores, podendo incluir personagens como reis, palhaços e bastiões, que visitam as casas de devotos para oferecer bênçãos e coletar doações para diferentes finalidades.
Esses grupos apresentam características distintas de acordo com a região, e as vestimentas variam conforme o grupo, podendo incluir desde uniformes militares até roupas de palhaço, máscaras ou trajes mais simples.
Os instrumentos musicais utilizados nas apresentações incluem violas, violões, cavaquinhos, pandeiros, bumbos, sanfonas e caixas.
O principal símbolo das folias é a bandeira, e os grupos seguem uma série de rituais, como o giro ou jornada, além de se reunir em encontros, festas e cumprirem promessas feitas durante as celebrações.
