Concurso Prato Junino promete revelar novos talentos da gastronomia de BH

Siga no

Estudantes de gastronomia de seis instituições de ensino superior de BH vão se enfrentar nas seletivas internas do 6º Concurso Prato Junino (Wander Faria/PBH)

Compartilhar matéria

Começa nesta quarta-feira (4/6) a disputa mais saborosa do período junino em Belo Horizonte. Até o dia 18, estudantes de gastronomia de seis instituições de ensino superior de BH vão se enfrentar nas seletivas internas do 6º Concurso Prato Junino.

Neste ano, a competição vai valorizar a afro-gastronomia belo-horizontina e impulsionar futuros talentos da cozinha mineira. A grande final será realizada em 5 de julho, no Mercado da Lagoinha.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O concurso desafia os participantes a criarem receitas autorais que combinem ingredientes típicos das festas juninas com referências da culinária afro-brasileira. Esse tema convida os estudantes a contarem histórias por meio da comida, resgatando memórias afetivas e culturais ligadas à tradição das quadrilhas formadas por populações negras e periféricas da capital.

Etapas da competição

A competição é realizada em duas etapas. Na primeira, cada instituição realiza a própria seletiva interna, da qual sairão dois grupos classificados para a final. Participam da edição de 2025: Promove, Estácio de Sá, UniArnaldo Centro Universitário, Centro Universitário UNA, UNIBH – Le Cordon Bleu e Senac.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Já na final, marcada para 5 de julho, um júri especializado irá eleger os seis grupos vencedores, um por instituição. Os critérios de avaliação levam em conta a harmonia de sabor e textura, considerando aspectos como paladar, temperatura e consistência.

Também será avaliada a originalidade do prato, com base na inovação da receita, nas técnicas utilizadas e na criatividade. A economicidade será observada a partir do valor de venda por porção ao público final. A apresentação do prato será julgada pela estética e aparência.

Além disso, é obrigatória a utilização de pelo menos dois ingredientes da lista oficial do concurso. Entre os insumos sugeridos estão frango, porco, milho, mandioca, abóbora, ora-pro-nóbis, taioba, canela, rapadura, coco, jabuticaba, amendoim e fubá.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Premiação

Os vencedores ganham dólmãs personalizados e a oportunidade de comercializar os pratos na Vila Gastronômica do Arraial de Belô 2025, espaço de alimentação que movimenta milhares de visitantes e funciona como vitrine para novos talentos da cozinha local.

Além da competição, os estudantes também participam de uma formação em boas práticas: no dia 28 de junho, será realizado no Mercado da Lagoinha um curso de capacitação em manipulação de alimentos e eventos de rua, fundamental para quem deseja atuar profissionalmente na área.

Com PBH

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Gastronomia

Ozzy Osbourne ganhará documentário com filmagens de seus últimos meses de vida

“Tem que fazer tudo engraçado”: Rick Bonadio e a virada dos Mamonas Assassinas

Após 16 anos, AC/DC pode retornar ao Brasil com a turnê ‘Power Up’

Companheiros de Black Sabbath, bandas e artistas homenageiam Ozzy nas redes sociais

Morre Ozzy Osbourne, vocalista do Black Sabbath, aos 76 anos

Lollapalooza Brasil anuncia datas para a edição de 2026

Últimas notícias

Podcast Na Real estreia na 98 News com foco em notícias, entrevistas e análises

Mineração é essencial para a vida moderna; Itaminas aposta em tecnologia e ESG para liderar o futuro da mineração

Médica explica riscos de interromper uso de canetas emagrecedoras sem acompanhamento

Espetáculo celeste! Chuvas de meteoros vão iluminar céu do Brasil nesta semana

Lula sanciona lei que pretende devolver impostos a pequenos exportadores

Alerta de frio em BH! Temperaturas podem chegar a 10 °C nos próximos dias

Febre do morango do amor faz o preço da fruta subir 9% em Belo Horizonte 

Belo Horizonte recebe o primeiro cinerário do Brasil

CNH sem autoescola? Governo estuda acabar com exigência de aulas para carteira de habilitação