História não se compra: sabores e memórias de BH no Matula 98

Por

Felipe Varoni

Siga no

História que se serve à mesa. No Matula 98, os sabores e memórias da Cantina do Lucas e do Bar do Zezé, dois ícones de BH. (Foto: Felipe Varoni)

Compartilhar matéria

Um passeio pelos sabores, causos e memórias que moldaram a alma de Belo Horizonte. Esse é o tema do Matula 98 deste sábado (31/5).
O programa recebe dois representantes de verdadeiros templos da nossa cultura e culinária: Antônio Mourão, da tradicional Cantina do Lucas, e Vitor Martins, do lendário Bar do Zezé, ambos ícones quando pensamos nesse dois lugares icônicos de BH.
O papo é tradição, história e de como a gastronomia ajuda a construí-las. Cantina do Lucas e Bar do Zezé em BH são exemplos de como os movimentos urbanos sempre tiveram relações com bares e restaurantes.

Surgimento da Cantina do Lucas

A Cantina do Lucas faz parte da história de BH e dos belo-horizontinos desde 1962. Em seus encantos, grandes histórias e a tradicional e consagrada gastronomia que preserva sempre a essência do sabor e da qualidade.
É dentro do histórico edifício Arcângelo Maletta, lugar da primeira escada rolante de Belo Horizonte, que reside a carismática Cantina do Lucas, único restaurante em Minas Gerais agraciado com a honraria de ser Patrimônio Cultural da cidade.
Lugar de interessantíssimas e curiosas histórias, a Cantina do Lucas contabiliza páginas e páginas na vida capital. Para quem aprecia a história da Cantina do Lucas e do Bar do Zezé em BH, suas mesas são onde a cultura se movimentava, resistia-se à ditadura e as decisões tomadas repercutiam até mesmo na política nacional. Por lá passaram – e ainda passam – formadores de opinião, cineastas, jornalistas, escritores, poetas, músicos, políticos, artistas, advogados e estudantes.
Por toda sua importância, a Cantina do Lucas foi tombada como Patrimônio Cultural da capital mineira, em 9 de dezembro de 1997.
Para quem é apaixonado por gastronomia e história, é imprescindível dar uma passadinha na Cantina e conhecer essa referência cultural e gastronômica da capital mineira. A Cantina do Lucas e Bar do Zezé em BH formam um legado único para quem deseja vivenciar o verdadeiro espírito mineiro. Como já dizia Fernando Brant, um dos compositores do Clube da Esquina:
“Lá se vão os anos, mas o Lucas continua a ser um bar atemporal, em termos de qualidade de comida, da bebida sempre confiável e da atenção e carinho de quem nos serve. É um refúgio para quem gosta da noite e de uma conversa inteligente. Diria mais: é o bar de todos os mineiros, estejam eles na província ou em qualquer outro ponto do planeta. Um lugar de aconchego, para os mineiros universais”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Cultura, resistência e história na Cantina

A efervescência cultural dessa época fez da Cantina do Lucas o anfiteatro das grandes discussões em torno da música, do cinema novo, da arquitetura, da literatura e do existencialismo. Cantina do Lucas e Bar do Zezé em BH marcaram essa era.
Frequentadores de nome como Milton Nascimento, assim como Toninho Horta e o resto do pessoal do Clube da Esquina. Isso sem citar os apaixonados pelo cinema, como os diretores Carlos Prates Corrêa e Shubert Magalhães, jornalistas como Ronaldo Brandão e Flávio Márcio e uma infinidade de nomes.

O histórico Bar do Zezé

Criado como mercearia em 1979 por José Batista Martins, o Zezé, e seu irmão – que não ficou muito tempo na sociedade –, temos aqui um clássico! Tão clássico que o bar se confunde com o bairro do Barreiro. A história da Cantina do Lucas e Bar do Zezé em BH é de pura tradição.
A mercearia se tornou bar por insistência dos clientes, que tomavam cerveja no balcão e pediam para que a esposa de Zezé, Alfa (criada numa fazenda em João Monlevade), cozinheira de mão cheia que tocava a mercearia com ele, preparasse tira-gostos.

Compartilhar matéria

Siga no

Felipe Varoni

Estudante de Publicidade e Propaganda na PUC Minas. Parte da equipe de produto da Rádio 98.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Gastronomia

Semana Internacional do Café: Belo Horizonte recebe principal encontro de cafés do Brasil em novembro

Nos bastidores do MasterChef: Maria do Carmo e Gui Poulain no Matula 98

Matula 98 conecta sabores de BH à Tailândia e Macau, em edição especial

Matula 98 celebra a força da merenda escolar mineira e os bastidores de reality

Matula 98 recebe Raquel e Ronaldo, da Dupan, referência em panificação artesanal

Dia do pão de queijo: conheça versões criativas do quitute

Últimas notícias

‘Assunção vai ficar pequeno pra nós’: zagueiro do Atlético projeta final da Sul-Americana

Classificado na Sul-Americana, Atlético encara o Internacional no Brasileirão; saiba onde assistir

No Mineirão lotado, Cruzeiro encara o Vitória pelo Brasileirão; saiba onde assistir

Lula assina projeto de lei Antifacção e envia ao Congresso em regime de urgência

Um ano do Novo Acordo do Rio Doce: reparação avança com resultados concretos

Destaque da base, Mosquito acerta renovação com o Atlético até 2030

PBH anuncia projeto de requalificação do Centro: ‘Vamos ver prédios onde tinha galpões’, diz Damião

Sem Scarpa, Atlético perde outro titular para enfrentar o Internacional; veja provável escalação

Chefe da Polícia Civil do RJ diz que CV é uma organização terrorista que tem os Complexos da Penha e do Alemão como ‘QG’