PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Milton Nascimento e Toninho Horta recebem título de Doutor Honoris Causa da UFMG

Siga no

O título concedido a Milton foi recebido por professores da UFMG e por Toninho Horta, que representou o amigo na cerimônia (Raphaella dias e Jebs Lima/UFMG)

Compartilhar matéria

Os músicos Milton Nascimento e Toninho Horta receberam, na noite dessa segunda-feira (22/12), o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A solenidade foi realizada no campus Pampulha. O título concedido a Milton foi recebido por professores da UFMG e por Toninho Horta, que representou o amigo na cerimônia.

Após o encerramento do ato solene, o público acompanhou um show em tributo à trajetória dos dois homenageados. A programação contou com três apresentações: a primeira, de estudantes de música popular da Escola de Música; a segunda, de professores da unidade; e a terceira, comandada pelo próprio Toninho Horta, que encerrou a noite.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A proposta de concessão do título a Toninho Horta partiu do professor Mauro Rodrigues, da Escola de Música da UFMG. Já a indicação de Milton Nascimento teve autoria de Rodrigues em parceria com o professor Wilson Lopes, também da unidade. Lopes atua há vários anos como guitarrista e maestro da banda de Milton.

Mauro Rodrigues é considerado um dos professores da UFMG mais próximos do universo músico-cultural do Clube da Esquina, movimento artístico fundado por Milton Nascimento e Lô Borges nos anos 1960, e que teve em Toninho Horta, desde a década de 1970, um de seus principais expoentes.

O virtuose

De família profundamente ligada à música, Toninho Horta nasceu em 2 de dezembro de 1948, em Belo Horizonte. Começou a tocar ainda na infância e, na adolescência, passou a compor e a participar de festivais musicais.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Na década de 1970, consolidou-se como um dos protagonistas do Clube da Esquina e, em 1980, lançou seu primeiro álbum autoral, Terra dos Pássaros, obra que, segundo professores da Escola de Música da UFMG, evidenciou a sofisticação harmônica e a originalidade de sua identidade musical.

Nos anos seguintes, Toninho Horta passou a ser reconhecido como um dos guitarristas mais influentes da música mineira, brasileira e do jazz contemporâneo. Em levantamentos internacionais especializados, chegou a ser apontado como um dos cinco melhores guitarristas do mundo, consolidando-se como um verdadeiro virtuose.

Ao longo da carreira, colaborou em apresentações e gravações com nomes consagrados da música popular brasileira, como Dominguinhos, Gal Costa, Maria Bethânia, Edu Lobo, João Bosco, Elis Regina, Djavan e Gilberto Gil. Também manteve diversas parcerias internacionais, ampliando sua projeção e seu legado artístico.

Em 2020, Toninho Horta venceu o Latin Grammy na categoria Melhor Álbum de MPB com o disco duplo Belo Horizonte, lançado em 2019 em comemoração aos seus 50 anos de carreira. Antes disso, já havia recebido duas indicações ao prêmio. Em quase seis décadas de trajetória, registrou mais de 100 composições e lançou mais de 30 álbuns.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em 2021, o professor Mauro Rodrigues realizou uma entrevista-show com o músico no Conservatório UFMG, como parte da programação do Festival de Inverno da universidade. A apresentação completa permanece disponível no YouTube.

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Música

TV UFMG libera show histórico do Clube da Esquina gravado em 2012; assista

Iron Maiden esgota ingressos no 1º dia de venda geral e anuncia data extra em São Paulo no ano que vem

Iron Maiden no Brasil: venda geral de ingressos começa nesta quinta-feira

Turnê dos Rolling Stones em 2026 é vetada por questões de saúde de integrante

Iron Maiden confirma show no Brasil em celebração de 50 anos de banda em 2026

Sharon Osbourne revela quais foram as últimas palavras de Ozzy; confira

Últimas notícias

Junior Alonso nega saída do Atlético e confirma permanência até o fim de 2026

Brasil abre mercado do Marrocos, Iraque e Cingapura para feno e da Argentina a bulbos de cebola

Atlético acerta a contratação do lateral-esquerdo Renan Lodi

Zema troca presidência da Copasa após sancionar lei que autoriza privatização

Starbucks quer virar ponto de recarga de carros elétricos

Zema sanciona lei que autoriza a privatização da Copasa

Nubank fora do ar: clientes relatam falha no Pix e login pelo segundo dia consecutivo

Vince Zampella, co-criador de ‘Call of Duty’, morre aos 55 anos em acidente de Ferrari

Estátua de Roberto Drummond é encontrada caída na Savassi e caso é investigado