Vocalista do A-ha, Morten Harket, revela diagnóstico de Parkinson

Siga no

Vocalista do A-ha revela diagnótico de Parkinson. (Foto: reprodução/divulgação)

Compartilhar matéria

Os fãs do grupo norueguês A-ha foram pegos de surpresa na manhã desta quarta-feira (4) com uma notícia triste. Em um comunicado no site oficial da banda, o vocalista Morten Harket, de 65 anos, anunciou que foi diagnosticado com Parkinson, uma doença neurodegenerativa que afeta os movimentos. 

Em um longo texto escrito por Jan Omdahl, biógrafo do A-ha, o artista revelou que não tem dificuldade em aceitar o diagnóstico e que tem feito tudo que está ao seu alcance para evitar que “o próprio corpo entre em declínio”. Apenas as pessoas do seu ciclo mais próximo sabiam da condição, as consequências imprevisíveis de tornar a informação pública foram o que motivaram Harket a adiar o anúncio.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Morten revelou ter feito estimulação cerebral profunda no ano passado, procedimento cirúrgico considerado o mais avançado para o Parkinson. O tratamento consiste no implante de uma espécie de marca-passo no cérebro. Embora não haja cura, o estímulo pode melhorar a qualidade de vida do paciente, como foi o caso do cantor, que teve muitos dos sintomas físicos amenizados. 

Questionado sobre conseguir cantar, o vocalista afirmou que o Parkinson afeta sua voz. “Não sinto vontade de cantar, e isso é um sinal para mim. Tenho a mente aberta em relação ao que acho que funciona; não espero conseguir ter controle técnico total. A questão é se consigo me expressar com a minha voz. Do jeito que as coisas estão agora, isso está fora de questão. Mas não sei se conseguirei fazer isso em algum momento no futuro”, disse.

Apesar da incerteza vocal, o artista revelou que segue compondo, ainda que não consiga lançar as canções. “Só o tempo dirá se elas serão lançadas. Gosto muito da ideia de simplesmente arriscar, como paciente de Parkinson e artista, com algo completamente inovador. Tudo depende de mim, só preciso resolver isso primeiro”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A publicação no instagram da banda possui mais de 5 mil comentários de apoio ao artista, que tranquiliza os fãs e manda um recado: “Não se preocupe comigo. Descubra que você quer ser – um processo que pode ser novo a cada dia. Seja um bom servo da natureza, a base da nossa existência, e cuide do meio ambiente enquanto ainda for possível. Dedique sua energia e esforço a resolver problemas reais e saiba que estou sendo cuidado.”

O grupo norueguês alcançou o estrelato global nos anos 80 com o álbum Hunting High and Low – que completou 40 anos em junho – e carrega hits atemporais, como “Take on Me”, que também inovou no videoclipe e possui mais de 2 bilhões de visualizações no youtube.

Compartilhar matéria

Siga no

Beatriz Pinho

Graduada em Cinema e Audiovisual pela UNA, possui MBA em marketing, branding e consumo digital pelo IBMEC. Com passagem também pela Rede Minas, integra desde 2022 a equipe da Rede 98, onde desempenha funções de apresentadora, repórter e produtora multimídia. É apaixonada por cultura, artes e entretenimento.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Música

Prefeito de Lagoa Santa rebate críticas à verticalização na cidade: “projeto pontual”

Lei proíbe contratação de artistas condenados por violência doméstica em Minas Gerais

Mulher é condenada por instalar câmera que filmava casa de vizinhas

Prefeito de Lagoa Santa critica falta de diálogo na implementação de pedágios no Vetor Norte

Em 40 anos, Amazônia perdeu área de vegetação do tamanho da França

Já é possível pagar multas e IPVA em blitz de Minas Gerais via Pix

Últimas notícias

Neymar x Lyanco: veja o que disseram os jogadores durante discussão acalorada

Brasil: o perigoso atalho dos gastos públicos

“De olho na vaga”: PM usa câmeras do comércio para conter furto a motos no Barreiro

Cruzeiro tenta quebrar jejum de mais de 11 anos sem vencer o Bahia fora de casa

Silveira sobre Simões no PSD: ‘Quero acreditar que haverá um debate interno e democrático’

Entrevista exclusiva: Ministro Alexandre Silveira destaca programas sociais, transição energética e futuro de Minas

Governo de Minas lança campanha para adoção de cães policiais

Fundador da Borda e Lenha e ex-participante do Shark Tank, Gabriel Farrel morre aos 31 anos

iOS 26 chega aos iPhones: veja novidades, modelos compatíveis e recursos de IA