Zak Starkey não faz mais parte do The Who. O anúncio foi feito nessa quarta-feira (16/4) pelo grupo britânico. “A decisão de se separar de Zak foi coletiva depois dos shows no Royal Albert Hall”, diz o comunicado oficial emitido por um porta-voz da banda. A nota ainda diz que “os membros do Who têm muita admiração por ele e desejam o melhor para o futuro do baterista”.
Nesta quinta-feira (17/4), Starkey comentou sobre a demissão. “Fico surpreso e triste que alguém tenha se incomodado com minha apresentação naquela noite, mas o que se pode fazer?”, disse o baterista à Revista Rolling Stone. Ademais, Zak destacou o tempo que ocupou o posto e que não guarda rancor: “Tenho muito orgulho dos meus quase trinta anos com o The Who. Substituir meu padrinho, o ‘tio Keith [Moon]’, foi uma grande honra e continuo sendo o maior fã deles. Eles são como uma família para mim”, disse.
O baterista, que é filho do ex-Beatle Ringo Starr, também comentou sobre um problema de saúde que enfrentou no início do ano, mas garantiu que está recuperado: “Em janeiro, sofri uma emergência médica grave com coágulos sanguíneos na panturrilha direita. Agora, estou completamente curado e não afeta minha bateria nem minhas corridas”, afirmou Zak.
Retorno de Zak Starkey ao Oasis?
Após a saída do The Who, admiradores do trabalho de Zak Starkey, portanto, especularam o retorno do baterista ao Oasis. Ele fez parte do grupo entre 2004 e 2009. Após esse período, a banda inglesa se separou e ficou inativa até este ano.
O retorno do Oasis, confirmado pelos irmãos Liam e Noel Gallagher no ano passado, terá o início com uma turnê mundial de reencontro em julho. Nos dias 22 e 23 de novembro, o grupo se apresenta no Brasil, no estádio Morumbis, em São Paulo.