O Soundgarden pode retornar em 2025, ainda que para uma única apresentação. Isso porque a consagrada banda grunge foi escolhida para o Hall da Fama do Rock depois de três indicações, e como de costume, o grupo homenageado é convidado para se apresentar na cerimônia. Este ano, o evento será no dia 8 de novembro.
O lendário vocalista do Soundgarden, Chris Cornell, faleceu em 2017, e com a homenagem no Hall da Fama, o guitarrista do grupo, Kim Thayil, foi questionado sobre a possibilidade de um substituto na cerimônia. Em entrevista à Billboard, o músico revelou que é uma escolha difícil, mas que conversas já foram iniciadas:
“É uma barra alta e não apenas tecnicamente, mas emocionalmente. Tem que haver uma reverência ao nosso irmão e fundador, ao seu legado criativo, assim como uma reverência a nós mesmos, coletivamente e um com o outro. Já surgiram algumas sugestões, que não estou preparado para revelar ainda, mas posso dizer que a expectativa aqui é maior que a usual”.
Essa não seria a primeira vez que uma banda de rock se apresentaria no Hall da Fama com uma formação diferente. Em 2014, o Nirvana esteve na cerimônia com várias vocalistas mulheres no posto originalmente ocupado por Kurt Cobain, falecido em 1994.
Kim Thayil também disse que Chris Cornell gostava da ideia de ser introduzido ao Hall da Fama: “Foi ele quem me convenceu de que os fãs e a comunidade do Soundgarden, inclusive as pessoas que trabalham para nós, realmente apreciariam essa honra”.
Após a morte de Cornell, o Soundgarden já se apresentou duas vezes. A primeira delas foi em 2021, numa participação especial com Brandi Carlile. A última vez foi no final do ano passado, com a cantora Shaina Shepherd.
Além do Soundgarden, o The White Stripes, Cyndi Lauper, Bad Company, Outkast, Joe Cocker e Chubby Checker também receberão o reconhecimento.
Possíveis substitutos de Chris Cornell no Soundgarden
Diante da possibilidade da apresentação do Soundgarden no Hall da Fama sem o vocalista original, separamos alguns nomes que poderiam ocupar o lugar de Cornell em novembro:
Myles Kennedy (Alter Bridge, Slash)
Reconhecido pelo grande alcance vocal, o vocalista do Alter Bridge e da carreira solo de Slash poderia ser um substituto de Cornell no Soundgarden.

William DuVall (Alice in Chains)
Atual frontman do Alice in Chains, uma das maiores bandas do grunge de todos os tempos, DuVall já ganhou notoriedade entre os fãs da vertente musical do Soundgarden.

Eddie Vedder (Pearl Jam)
Vocalista de uma das maiores bandas de rock da história, Eddie Vedder, do Pearl Jam, já cantou com Chris Cornell no grupo Temple Of The Dog.

Matt Cameron (baterista do Soundgarden e Pearl Jam)
Apesar de ser baterista, Matt Cameron também possui habilidades vocais e é um dos nomes mais reconhecidos do grunge, não só pela presença no Soundgarden, mas também no Pearl Jam.

Mike Patton (Faith No More, Mr. Bungle)
Vocalista do Faith No More e do Mr. Bungle, Mike Patton também um dos nomes que poderia ter grande aceitação do público pelo histórico no grunge.

Juliette Lewis (Juliette and the Licks)
Atriz e cantora reconhecida pelo estilo e energia visceral, Juliette Lewis poderia ser uma opção para a apresentação do Soundgarden no Hall da Fama.

Zack de La Rocha (Rage Against the Machine)
O rapper e cantor do Rage Against the Machine é um nome reverenciado por muitos rockeiros e amantes do grunge, além de ter tocado com Tom Morello, guitarrista que também fez parte do Audioslave com Cornell.
