Um vídeo que mostra uma mulher com sotaque carioca carregado espantando formigas de um pote de açúcar aos gritos tomou conta das redes sociais nas últimas semanas. Na publicação, ela ensina uma “técnica” para fazer os insetos saírem do doce de forma rápida e eficaz. Logo que ela começa a gritar, as formigas ficam agitadas e realmente deixam o pote de açúcar.
O vídeo logo se tornou uma trend e outras pessoas aprovaram o método em casa. Mas, afinal, o que pode estar por trás da reação das formigas diante dos gritos?
Em conversa com a Rede 98, o ecólogo e pesquisador da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Inácio Gomes, explica que as formigas respondem às vibrações do ar. Dessa forma, elas podem ter ficado agitadas por causa da proximidade em que a mulher fala.
“Nesses vídeos essas pessoas falam de forma gritada, muito próxima às formigas, e isso gera uma vibração no ar. Essa vibração muito provavelmente é sentida pelas formigas, ainda mais em uma superfície muito instável, em grão minúsculos de açúcar, muito fáceis de serem movidos”, disse o especialista.
“As formigas têm estruturas de pelos ao longo das pernas, que também funcionam como órgãos sensitivos. Então a hipótese mais possível é que as formigas estejam respondendo a essa movimentação do ar. A mulher poderia ter dito: ‘sejam bem-vindas, fiquem aqui no açúcar’, que aconteceria a mesma coisa”, explica ele.