A trajetória de 40 anos do Sepultura terá um capítulo final inédito. A banda confirmou o lançamento do EP “The Cloud Of Unknowing”, que será o último registro de estúdio do grupo. O trabalho traz quatro faixas originais gravadas pela formação atual, incluindo o baterista Greyson Nekrutman, coroando a turnê de despedida “Celebrating Life Through Death”.
Inicialmente, o material não tem data para chegar ao streaming. O EP será oferecido em vinil exclusivamente para fãs que adquirirem pacotes VIP da turnê norte-americana, entre abril e maio. Segundo o guitarrista Andreas Kisser, o processo de gravação foi espontâneo e sem pressão de gravadoras, feito no “tempo da banda”.
O lançamento chega como um complemento às celebrações de quatro décadas, que também incluirão um ambicioso álbum ao vivo com 40 faixas gravadas em diferentes cidades do mundo. O “The Cloud Of Unknowing” também ficará marcado como o único trabalho gravado em estúdio com Nekrutman, que substituiu o baterista Eloy Casagrande. O brasileiro deixou o Sepultura em fevereiro de 2024 para assumir as baquetas do grupo Slipknot.
O adeus nos palcos
Para o encerramento definitivo, o Sepultura planeja um grandioso “Sepul-fest” em São Paulo. Kisser ainda confirmou que pode estender a agenda de shows da banda até o final de 2026. O guitarrista reforçou o desejo de convidar todos os ex-integrantes, incluindo os irmãos Max e Iggor Cavalera, deixando de lado antigas desavenças em nome dos fãs e do legado construído.
Desde o primeiro semestre de 2024, o Sepultura está em turnê de despedida, passando por diversas cidades do Brasil, além dos Estados Unidos e Europa. Belo Horizonte, inclusive, foi a cidade escolhida para abrir a última excursão da banda, no dia 1º de março de 2024.
