A camisa do América contará com uma homenagem ao fotógrafo Sebastião Salgado no duelo desta terça-feira (27/5), contra o Atlético Goianiense, pela Série B. A homenagem será um patch nas mangas do uniforme com o nome de Salgado e de seu instituto, o Instituto Terra, que promove o reflorestamento de áreas degradadas da Mata Atlântica.

Em homenagem a Sebastião Salgado, torcedor americano e ícone mundial da fotografia, a nossa armadura terá um patch especial na partida contra o Atlético-GO.
— América FC (@AmericaFC1912) May 27, 2025
Além de Salgado, a peça homenageia o Instituto Terra, ONG criada pelo fotógrafo, que atua na reconstrução e proteção de… pic.twitter.com/qW7DGG0ELs
Ao fim da partida, algumas das camisas utilizadas pelos jogadores serão destinadas ao instituto, com a proposta de apoiar sua missão de recuperação e conservação ambiental.
O fotógrafo, nascido em Aimorés, no Vale do Rio Doce, era torcedor declarado do Coelho. A paixão pelo clube começou na infância, influenciada por Tiãozinho Lima, seu ídolo e jogador que integrou o time campeão mineiro de 1957.
Lenda da fotografia
Sebastião Salgado, considerado o maior fotógrafo brasileiro e um dos mais respeitados do mundo, morreu na última sexta-feira (23/5), aos 81 anos, em Paris.
A informação foi confirmada pelo Instituto Terra, fundado pelo fotógrafo com a esposa. As causas da morte não foram divulgadas.
Criado em 1998 por Salgado e sua esposa, Lélia, o instituto tem como missão, desde o início, restaurar áreas de mata nativa degradadas em Aimorés, terra natal do fotógrafo. Ao longo de quase três décadas de trabalho, a iniciativa já resultou no plantio de mais de três milhões de árvores, ajudando a revitalizar diversos afluentes do Rio Doce e a fauna local.
Nos últimos anos, o projeto ultrapassou os limites da propriedade da família Salgado e passou a alcançar diversas fazendas situadas na região da Bacia do Rio Doce, abrangendo áreas tanto de Minas Gerais quanto do Espírito Santo.