O Campeonato Brasileiro 2025 começou e o Cruzeiro enfrentou no sábado (29) o Mirassol, que pela primeira vez joga na Séria A. O time celeste derrotou o estreante por 2 a 1. A bancada do 98 Futebol Clube debateu sobre a atuação do time de Leonardo Jardim, formação tática e especialmente a composição do meio-campo.
O técnico do Cruzeiro repetiu a escalação do último jogo preparatório para o Brasileirão com o ataque formado por Wanderson, Dudu, Kaio Jorge e Gabigol. Quando questionado sobre a presença de quatro atacantes Leonardo Jardim se justificou.
“Depende o que é que a terminologia quer dizer atacante. Atacante em Portugal é Kaio e Gabriel. Dudu e Wanderson são mais pontas, mas não são atacantes. A gente joga com quatro médios e não com quatro atacantes”, afirma o técnico.
O apresentador Adroaldo Leal se mostrou preocupado com a sustentabilidade dessa formação, especialmente em jogos mais desafiadores contra adversários como times argentinos, Internacional e São Paulo. Adroaldo vê a postura dos jogadores em campo e os define como atacantes: “porque para mim os quatro são atacantes. Porque o Dudu não recompõe, não vai voltar para marcar. O Wanderson, ele recompõe um pouquinho, mas até a linha do meio campo”, afirma.
Guilherme Melo também se mostrou preocupado. Para ele, o meio campo do Cruzeiro precisa ser reforçado. “Eu acho que ele (Leonardo Jardim) precisa ainda reforçar o meio. O meio de campo do Cruzeiro tá bem aberto. Tá precisando de mais força”.