O Campeonato Mineiro de 2026 pode promover um clássico “à moda antiga” na final. Com a mudança do regulamento para decisão em jogo único na próxima temporada, o título poderá ser disputado entre Atlético e Cruzeiro, com torcida dividida. Isso porque o mando de campo da final será da Federação Mineira de Futebol (FMF), o que permitirá a presença das duas torcidas.
Em entrevista após a reunião do Conselho Técnico do Campeonato, realizada nesta quarta-feira (5/11), representantes de Cruzeiro e Atlético opinaram sobre a possibilidade de um clássico com torcidas divididas na final.
Pelo lado do Cruzeiro, a decisão foi vista de forma positiva, ainda que o clube tivesse a preferência por uma final em dois jogos.
“Inicialmente, acreditávamos em uma final com dois jogos, mas um clássico com torcida dividida é, sem dúvida, interessante. É um desejo do torcedor. Nós gostamos da ideia. A torcida do Cruzeiro aprecia o clássico com 50% (da carga de ingressos). Temos grandes histórias aqui no Mineirão. Enxergamos de forma positiva”, afirmou João Pedro de Silva Castro, advogado do clube.
Paulo Bracks, CSO do Atlético, preferiu não se posicionar a favor ou contra a mudança.
“É a regra do campeonato. Que estejamos na final primeiro — e que busquemos o sétimo título seguido.”
Campeonato com novidades
Além da final única, a FMF anunciou uma outra mudança para o Campeonato Mineiro: a partir de 2026, todas as partidas do campeonato contarão com árbitro de vídeo (VAR).
