O Atlético oficializou, nesta terça-feira (28/10), sua saída da Liga do Futebol Brasileiro (Libra) e o retorno à Liga Forte União (LFU), grupo que reúne a maioria dos clubes das Séries A e B e busca implementar um novo modelo de gestão e comercialização do Campeonato Brasileiro.
Em nota, o clube afirmou que “atitudes individualistas comprometem o diálogo e enfraquecem o propósito comum”, em referência ao impasse protagonizado pelo Flamengo na Libra, que resultou no bloqueio de mais de R$ 170 milhões em receitas destinadas aos clubes.
Com a entrada do Atlético, a LFU passa a contar com 34 integrantes, incluindo Corinthians, Cruzeiro, Vasco, Fluminense e Internacional, enquanto a Libra permanece com 13 membros, entre eles Flamengo, Palmeiras e São Paulo.
O Atlético também confirmou acordo com a Sports Media Entertainment para a venda de parte de seus direitos econômicos relacionados ao Campeonato Brasileiro, sujeito à aprovação regulatória e às cláusulas contratuais vigentes.
Confira a nota do Atlético na íntegra:
O Clube Atlético Mineiro anuncia sua decisão de retornar à Liga Forte União (LFU), com o objetivo de contribuir decisivamente para a criação de uma liga unificada no Brasil.
— Atlético (@Atletico) October 28, 2025
Desde o início do debate sobre a criação de uma liga nacional, o Atlético sempre defendeu um modelo… pic.twitter.com/2qf2FPCd96
