O início do Campeonato Brasileiro de 2025 tem sido um grande desafio para o Atlético. Após conquistar o hexacampeonato mineiro neste ano, a equipe comandada pelo técnico Cuca não vem conseguindo repetir o bom futebol apresentado no estadual e soma apenas dois pontos em doze disputados no Brasileirão. Em quatro partidas, o Atlético perdeu duas e empatou duas.
A falta de resultados nas primeiras rodadas reflete não apenas o mau momento da equipe, mas também a pior marca da história do clube na era dos pontos corridos. Desde 2003, quando esse formato foi adotado, esta é a primeira vez que o Atlético não vence nas quatro rodadas iniciais.
A campanha mais próxima da atual ocorreu no início de 2004, quando o Atlético empatou três partidas e perdeu uma nas quatro primeiras rodadas. Naquele ano, o Galo ocupava a 18ª posição do campeonato — uma acima da atual, em 2025 (19ª). Vale destacar que, naquela temporada, o Campeonato Brasileiro contava com 24 equipes na primeira divisão.
Momento de crise?
Após a derrota para o Santos por 2 a 0, nesta quarta-feira (16/04), o técnico Cuca comentou se a má fase atual acendeu um alerta na Cidade do Galo:
“Temos que nos mobilizar mais para a gente ganhar e não entrar em crise, porque, se você não ganhar logo, entra em crise, e isso a gente não quer.”
O Atlético volta a campo no domingo (20/04), contra o Botafogo, fora de casa, pela quinta rodada do Brasileirão. A equipe carioca ocupa o 10º lugar na tabela, enquanto o Atlético é o vice-lanterna.
*Estagiário sob supervisão do coordenador Wagner Vidal