O Atlético-MG está matematicamente rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro Sub-20, com uma rodada de antecedência. Vice-lanterna da competição, o time não tem mais chances de escapar do Z-3 e está fora da elite da categoria em 2026.
A queda foi confirmada na tarde desta quarta-feira (16/7), após Cuiabá e Bahia — concorrentes diretos — vencerem seus jogos. Mesmo que vença na última rodada, o Galo só pode chegar aos 17 pontos, mesma pontuação do Grêmio, que leva vantagem no número de vitórias.
A campanha atleticana foi marcada por um rendimento muito abaixo do esperado. Em 18 jogos, foram apenas duas vitórias, oito empates e oito derrotas — aproveitamento de 25%. Além do Galo, o Atlético-GO também já está rebaixado. A última vaga na zona de rebaixamento será definida entre Internacional (15 pontos), Cuiabá (17) e Grêmio (17).
Este é o segundo rebaixamento do clube desde que se tornou SAF, em 2023. O primeiro foi na equipe feminina, que caiu no ano passado após uma campanha ainda pior: em 15 partidas, o time somou apenas um ponto e terminou na lanterna do Brasileiro.