PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Atlético será denunciado pelo STJD e pode ter Arena MRV interditada

Por

Siga no

Daniela Veiga / Atlético

Compartilhar matéria

As cenas de violência que ocorreram durante e após o apito final da partida que consagrou o Flamengo como campeão da Copa do Brasil 2024 podem acarretar ao Atlético a perda de até 10 mandos de campo ou até mesmo a interdição da Arena MRV.

É que o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) vai denunciar o Galo pelos incidentes ocorridos no último domingo, durante e após a final da Copa do Brasil.  Em entrevista ao portal Uol, Paulo Dantas, procurador-geral do STJD, confirmou a denúncia. “O clube será denunciado no STJD. Aguardaremos a súmula da partida com os relatos do árbitro. A perda de mandos de campo é uma das sanções que pode resultar da denúncia”, explicou o procurador-geral do STJD, Paulo Dantas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O tribunal pretende denunciar o Atlético com base em dois artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva: 211 e 213.

O artigo 211 prevê pena de até R$ 100 mil e a interdição do estádio. Segundo o artigo, o clube que “deixar de manter o local que tenha indicado para a realização do evento com necessidade de infraestrutura para garantir plena garantia e segurança para sua realização” poderá ser penalizado.

Sobre a possível interdição, Paulo Dantas ponderou. “A interdição do estádio é uma penalidade que se aplica quando a decisão impõe exigências que precisarão ser cumpridas antes da reabertura da praça desportiva. Ela somente será solicitada se a análise em curso demonstrar que a Arena MRV não tem infraestrutura para garantir a segurança das partidas”, disse Paulo Dantas, procurador-geral do STJD.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Já o artigo 213 prevê a possível perda do mando de campo por até dez partidas e multa de até R$ 100 mil para o clube que “deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir desordens em sua praça de esporte; invasão do campo e lançamento de objetos ao campo”.

O juiz da partida, Rafael Claus, relatou todos os incidentes na súmula do jogo.

“Informo que, durante a partida, aos 12 minutos e aos 50 minutos, um laser foi direcionado ao rosto do goleiro visitante, vindo da arquibancada onde estava localizada a torcida mandante. Bombas foram lançadas ao gramado, explodindo próximo aos jogadores aos 9, 49, 50 e 52 minutos, também vindas da arquibancada onde estava a torcida mandante”, escreveu Claus.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Os incidentes

Após a partida, o fotógrafo esportivo Nuremberg José Maria estava à beira do gramado quando uma bomba foi lançada aos seus pés pelos torcedores do Atlético. Nuremberg fraturou três dedos e sofreu lesões nos tendões do pé. O fotógrafo foi encaminhado para o Hospital João XXIII e precisou passar por cirurgia.

Durante o jogo, outras bombas, copos de cerveja e outros objetos foram lançados ao campo pelos torcedores do Galo, indignados com o resultado. Na comemoração do Flamengo, alguns torcedores tentaram invadir o gramado, mas foram contidos pela Polícia Militar e pelos seguranças da Arena MRV.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Nesta segunda-feira (11/11), a Polícia Civil de Minas Gerais instaurou um inquérito para investigar a confusão.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O que diz o Galo e o STJD?

Em nota, o Atlético afirmou que “vai colaborar com as autoridades para identificar os infratores” e que tomará “medidas energéticas para que os fatos não se repitam no futuro”.

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Rubens Menin vai à Cidade do Galo e discute mudanças no futebol com os dirigentes

CBF divulga tabela completa do Atlético no Campeonato Brasileiro de 2026

Presidente do Talleres desmente negociações com o Atlético por Galarza

Mesmo com vice, Atlético sobe posição no ranking da Conmebol

Sampaoli vai mudar esquema tático do Atlético em 2026

CBF define nova divisão das vagas do Brasil para a Libertadores; entenda

Últimas notícias

Laudo da PF confirma que Bolsonaro usou solda para romper tornozeleira

Acusados de tentar explodir bomba em aeroporto se tornam réus no STF

Senado aprova projeto que diminui pena de condenados do 8 de janeiro

Tribunal emite alerta ao Estado e ao TJMG por descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal

Privatização da Copasa é aprovada na ALMG

Tribunal confirma paralisação do ‘Programa Escolas Cívico-Militares’ do governo estadual

Governo cria primeiro Centro de Clima e Saúde na Amazônia, após COP30

Brasil registra caso importado de ‘gripe K’ no Pará

Dos dez últimos treinadores do Cruzeiro, Tite é o que mais tem títulos na carreira