Buscando começar o Campeonato Brasileiro com o “pé direito”, o Atlético precisará quebrar um tabu que já dura anos nesta quarta-feira (28/1). O Galo enfrenta o Palmeiras, na Arena MRV, mas vive um jejum de vitórias contra o alviverde: são quase três anos sem vencer o confronto.
A última vitória atleticana sobre o Palmeiras aconteceu em outubro de 2023, quando o Galo venceu a equipe paulista por 2 a 0, em partida válida pela 27ª rodada do Brasileirão daquele ano. Desde então, as equipes se enfrentaram quatro vezes, com quatro derrotas do Atlético.
Se considerados os últimos 15 confrontos entre os times, o histórico é ainda mais desfavorável para o Galo. São seis vitórias do Palmeiras, oito empates e apenas uma vitória atleticana.
Curiosamente, o “jejum” de vitórias teve início em um dos anos mais vitoriosos do Atlético nos últimos tempos. Na Libertadores de 2021, as equipes se enfrentaram nas semifinais, e o Palmeiras eliminou o Galo pelo critério do gol fora de casa, após empate por 0 a 0 no Allianz Parque e 1 a 1 no Mineirão. Foi o último ano em que o gol fora de casa teve valor na competição.
No retrospecto geral, o Palmeiras também leva vantagem. Ao todo, são 80 confrontos contra o Atlético, com 40 vitórias alviverdes, 20 empates e 27 vitórias do Galo.
Galo quer manter invencibilidade
O confronto desta quarta-feira (28/1) pode trazer uma motivação extra para o Atlético. Entre os 20 times da Série A desta temporada, o Galo é um dos únicos que ainda não perdeu em 2026. No entanto, a campanha ainda não empolga o torcedor, com quatro empates e apenas uma vitória em cinco partidas disputadas até o momento.
O Palmeiras, por sua vez, já entrou em campo seis vezes na temporada, somando cinco vitórias e uma derrota.
Atlético e Palmeiras se enfrentam às 19h, na Arena MRV.
