PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Atlético e mais 4 clubes da Série A divulgam nota conjunta em defesa do gramado sintético

Siga no

Equipes que utilizam a tecnologia respondem a críticas do Flamengo e afirmam que gramados artificiais são regulamentados (Foto: Pedro Souza/Atlético)

Compartilhar matéria

Os clubes da Série A que utilizam gramado sintético divulgaram uma nota conjunta em resposta às críticas feitas pelo presidente do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista, o Bap. No texto, os clubes defendem o uso da tecnologia, afirmam que ela é regulamentada e segue padrões internacionais, e ressaltam que não há padronização de gramados no Brasil, o que torna injusto concentrar críticas apenas nos campos sintéticos.

A nota também destaca que os gramados sintéticos de alta performance superam muitos campos naturais em más condições e afirma que não existe estudo científico conclusivo que ligue esse tipo de piso ao aumento de lesões. Para os clubes, o debate sobre qualidade dos gramados é legítimo, mas deve ser conduzido com responsabilidade, base técnica e dados objetivos, e não por narrativas que distorcem a realidade e desinformam o público.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Além do Galo, assinaram o manifesto Atlético, Palmeiras, Athletico-PR, Botafogo e Chapecoense.

Confira a nota na íntegra:

Diante das recentes declarações públicas sobre a utilização de gramados sintéticos no futebol brasileiro, Athletico Paranaense, Atlético, Botafogo, Chapecoense e Palmeiras reafirmam sua posição em defesa dessa tecnologia, adotada de forma responsável, regulamentada e alinhada às melhores práticas internacionais.

Em primeiro lugar, é imprescindível reconhecer que não existe padronização de gramados no Brasil. Ignorar esse fato e direcionar críticas exclusivamente aos gramados sintéticos reduz um debate complexo a uma narrativa simplificada, injusta e tecnicamente equivocada.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Também reiteramos que um gramado sintético de alta performance supera, em diversos aspectos, os campos naturais em más condições presentes em parte significativa dos estádios do país. É igualmente importante esclarecer que não há qualquer estudo científico conclusivo que comprove aumento de lesões provocado pelos gramados sintéticos modernos.

O tema da qualidade dos gramados é legítimo, saudável e necessário. Porém, deve ser conduzido com responsabilidade, dados objetivos e conhecimento técnico, e não com narrativas que distorcem a realidade, desinformam o público e desconsideram a complexidade do assunto.

Athletico Paranaense – Atlético – Botafogo – Chapecoense – Palmeiras

Resposta ao Flamengo

No início da semana, o Flamengo protocolou na CBF um pedido para padronizar os gramados dos estádios brasileiros e estabelecer a retirada dos sintéticos até o fim de 2027 no Brasileirão. No documento, o clube argumenta que os gramados artificiais não oferecem condições ideais para o futebol de alto rendimento.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O texto também cita que as principais ligas europeias não permitem esse tipo de superfície e que ela também não é utilizada em campeonatos de destaque na América do Sul, como Argentina, Uruguai e Colômbia. Segundo levantamento apresentado pelo Flamengo, nenhum jogo da primeira divisão dessas ligas na temporada 2025 foi disputado em gramado artificial.

Compartilhar matéria

Siga no

Arthur Albuquerque

Jornalista que cobre o dia a dia do futebol brasileiro para o digital da Rede 98. Acumula passagem pela TV Alterosa entre 2021 e 2023.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Atlético

Dorival Júnior venceu as duas últimas Copas do Brasil que disputou e mantém retrospecto perfeito na edição atual

Torcida do Corinthians faz festa no Mineirão após vitória sobre o Cruzeiro

Novo CEO do Galo anuncia criação do ‘Conselho da Massa’ e promete gestão mais próxima da torcida

Palmeiras renova contrato com Abel Ferreira até 2027

Victor destaca legado deixado no Atlético e confessa que o corpo ‘pediu uma pausa’

Rafael Menin se despede de Victor e promete: ‘Um dia você vai voltar’

Últimas notícias

Final do reality ‘Mestres da Merenda’ vai ao ar nesta quinta com presença de Zema

Ator de This is Us experimenta cuscuz paulista e dá veredito sincero

Velhos Bandidos: filme que marca despedida de Fernanda Montenegro do cinema ganha trailer

Torcedores incendeiam estádio após rebaixamento de clube finlandês para segunda divisão

Após vendaval, São Paulo ainda tem voos cancelados, falta de energia e trânsito comprometido

Confraria da impunidade: quando a Câmara se protege e o país paga a conta

Amigo secreto deve movimentar quase R$ 7 bilhões neste fim de ano

Câmara dos Deputados rejeita cassação e mantém mandato de Carla Zambelli

Final de semana tem previsão de chuva forte e queda de granizo em BH