O Atlético foi derrotado pelo Vitória na noite deste domingo (31/8) e chegou ao quarto jogo seguido sem vencer no Brasileirão. O resultado derrubou o Galo para a 14ª colocação, embora a equipe ainda tenha dois jogos a menos que alguns rivais.
Além do tropeço, o atacante Hulk atingiu uma marca incômoda: já são 11 meses sem marcar com bola rolando na competição. O último gol nesse cenário foi em 28 de setembro do ano passado, na derrota por 2 a 1 para o Palmeiras, no Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas.
Na edição atual, o camisa 7 soma quatro gols — dois de falta, um de pênalti e um olímpico. No acumulado da temporada, porém, os números são melhores: 16 gols e quatro assistências.
A má fase do atacante, principal referência técnica do time, reflete no momento delicado do Atlético. O clube está a apenas dois pontos da zona de rebaixamento e acumula três derrotas seguidas, além de quatro jogos sem vitória. Fora de campo, o clima também é de turbulência, com críticas à diretoria pela montagem do elenco e a saída do técnico Cuca, demitido na última semana após a derrota em casa para o rival Cruzeiro.
Segundo o Departamento de Matemática da UFMG, as chances do Atlético voltar à Libertadores são cada vez menores: apenas 6%. Já o risco de rebaixamento começa a preocupar, com 11% de probabilidade de disputar a Série B em 2026.