Calderano vence chinês em jogo emocionante e vai a final inédita do mundial de tênis de mesa

Por

Agência Estado

Siga no

O mesa-tenista brasileiro Hugo Calderano. (Créditos: Wander Roberto/COB)

Com a medalha de bronze e seu nome na história garantidos, o brasileiro Hugo Calderano se tornou o primeiro atleta do hemisfério sul a chegar à final do Campeonato Mundial de Tênis de Mesa.

O mesa-tenista, número 3 do mundo, enfrentou o chinês Liang Jingkun (5º), neste sábado (24), em Doha, e, com muita garra, venceu por 4 a 3.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O chinês até começou na frente, mas o brasileiro conseguiu fechar o primeiro set por 15 a 13.

Calderano começou a segunda etapa com seguidos erros, mas comemorou ao conseguir recalcular a rota. Não demorou para virar e abrir vantagem no placar. Exalando confiança, ele administrou até vencer o segundo set por 11 a 7. A torcida vaiou quando Liang precisou ir aos vestiários trocar de camiseta antes da terceira parcial.

O repertório amplo do brasileiro foi o diferencial no jogo. O adversário chinês reviu sua estratégia na pequena pausa que fez. Calderano viu o jogo apertar mais, não se desesperou, mas acabou cedendo a terceira parcial: 11 a 8 para Liang.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O quarto set voltou a ser favorável para o brasileiro no começo, aproveitando diversos erros do rival. O chinês chegou a apertar o placar no fim, mas não resistiu. A parcial terminou em 11 a 8, com 3 a 1 para Hugo.

Com a chance de fechar o jogo no quinto set, Hugo Calderano foi irreconhecível. Liang chegou a abrir 7 a 0, aproveitando o momento ruim do brasileiro, e venceu por 11 a 3, na maior diferença de placares até então.

O momento complicado para o brasileiro continuou, mas ele esboçou recuperação. O empate veio no 7 a 7 apenas, mas Liang venceu a parcial, igualando o jogo em 3 a 3 e forçando o set decisivo.

No último set, Calderano cresceu, calando a torcida em Doha. Ele enfrentou muita dificuldade, chegou a abrir 10 a 3, mas viu o chinês encostar. Por fim, anotou 11 a 9 para se tornar o primeiro atleta do hemisfério sul a chegar tão longe em uma competição deste nível.

Calderano tem tido bons desempenhos recentes contra os asiáticos. Na Copa do Mundo da modalidade, realizada mês passado, o brasileiro conseguiu superar dois chineses em sequência: Wang Chuqin, na semifinal, e Lin Shidong, na decisão.

RETROSPECTO

Calderano chegou para a semifinal deste sábado ao derrotar o sul-coreano An Jaehyun (número 17 do ranking mundial) por 4 a 1, com parciais de 11/4, 11/6, 9/11, 11/7 e 12/10. Sem a disputa pelo 3º lugar, o brasileiro já havia garantido um lugar no pódio, independentemente do jogo deste sábado. Liang Jingkun chegou à semifinal ao derrotar o número 1 do mundo, o também chinês Lin Shidong por 4 a 3.

Até o encontro na semi do Mundial de Doha, os rivais já haviam se encontrado cinco vezes, com quatro vitórias do chinês e uma do brasileiro. A vitória mais recente foi justamente de Hugo, em junho de 2024, quando superou o algoz por 3 a 2. No Mundial de 2021, Liang eliminou o brasileiro nas quartas de final ao superar uma desvantagem de 3 a 0.

Siga no

Mais de Entretenimento

Mais de Esportes

Fortaleza x Cruzeiro: confira onde assistir, escalações e detalhes da partida

‘Somos avaliados por semana’, diz Hulk sobre cobranças no futebol

Galo x Corinthians em duelo direto no Brasileirão; Saiba onde assistir

Dos custos da obra ao futuro com IA: Atlético destrincha operação em jogos da Arena MRV

‘Sou da terra do Pelé’: como Sebastião Salgado escapou da morte em Ruanda

América e Atlético lamentam a morte de Sebastião Salgado

Últimas notícias

Filme brasileiro ‘O Agente Secreto’ conquista três prêmios em Cannes; Wagner Moura leva troféu inédito

Lula diz que governo vai baratear botijão de gás para beneficiários do CadÚnico

Governo lança programa para recuperar solo de agricultores familiares

Carla Zambelli recorre para derrubar condenação a 10 anos de prisão

Governo reprova três marcas de café por serem impróprias para consumo

Mourão diz que não participou de reunião sobre suposto golpe no governo Bolsonaro

Mais três países suspendem importação de frango do Brasil

A uma semana do fim do prazo, um terço dos brasileiros não declarou IR

Ibovespa tem primeiro revés de alta desde o começo de abril e dólar cai