Algoz do Cruzeiro, Mushuc Runa fez pré-temporada nas montanhas

Siga no

O Mushuc Runa tem apenas 20 anos de existência e disputa a Sul-Americana pela terceira vez na história (Foto: Reprodução / Redes Sociais)

Compartilhar matéria

A derrota do Cruzeiro por 2×1 para o Mushuc Runa nessa quarta-feira (09/04), pela segunda rodada da Copa Sul-Americana, movimentou a redes sociais. E um vídeo feito pela Rádio ABC Deportivo em Janeiro deste ano, no início da pré-temporada do Mushuc Runa, voltou a circular.

Os atletas aparecem nas imagens fazendo exercícios aos pés de uma montanha da região de Ambato, cidade onde o clube foi fundado. O local fica a 2500 metros acima do nível do mar. No vídeo, é possível ver Stiven Tapiero, conhecido pelos seus longos cabelos loiros, usando um colete amarelo, e que foi substituido com apenas 16 minutos na partida contra o Cruzeiro.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Veja a publicação acima ou clique aqui.

Enquanto os jogadores do Mushuc Runa faziam exercícios “diferentes” dos que estamos acostumados a ver, o Cruzeiro realizou a pré-temporada em Orlando, nos Estados Unidos. Por lá, a Raposa disputou dois jogos, contra São Paulo e Atlético, e empatou ambas as partidas.

Origens do Mushuc Runa

O Mushuc Runa é um clube jovem, com apenas 22 anos de existência, de propriedade de uma cooperativa de crédito formada pela comunidade indígena da província de Tungurahua, na região de Ambato, a cerca de 150 quilômetros de Quito, capital do Equador.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em entrevista à Rede 98, o presidente do time, Luis Alfonso Chango, comentou sobre a importância do Mushuc Runa para a manutenção da cultura local:

 “Somos apenas 7,5% da população indígena, que, pouco a pouco, vai desaparecendo. Mas, hoje, nós indígenas queremos, na verdade, nos incluir no futebol profissional. E, por meio do futebol profissional, diversificar a profissão, buscar o desenvolvimento econômico, romper paradigmas mentais”, disse Luis

Cruzeiro x Mushuc Runa

O Cruzeiro novamente não teve uma boa atuação e levou poucos perigos à equipe equatoriana. Orejuela e Bryan Bentaberry marcaram para o Mushuc Runa, e Gabriel Barbosa, de pênalti, fez para a Raposa. A equipe comandada por Léo Jardim chegou ao terceiro jogo sem vitória e amarga um momento ruim na temporada. Além disso, esta foi a 14ª partida em que o time sofreu gol.

O saldo da derrota

Aliado à fase negativa do Cruzeiro, perder para um time modesto como o Mushuc Runa representou um grande prejuízo para a Raposa. Nesta quinta-feira (10/04) a Máfia Azul realizou um protesto em frente ao Centro de Treinamentos do clube. Faixas com os dizeres “Alexandre Gastos”, “Salário em dia, porrada em falta”, “Elenco de finados” e “Mattos pede demissão” foram espalhadas ao redor da Toca da Raposa II

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

*Estagiário sob supervisão do coordenador Wagner Vidal

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Cruzeiro

Ancelotti não será mais presença em Cruzeiro x Palmeiras, no Allianz Parque

Lateral destaque das categorias de base assina seu primeiro contrato profissional com o Cruzeiro

Cruzeiro enfrenta Palmeiras sem meio-campista, suspenso pelo STJD

Sinisterra treina integralmente no Cruzeiro e pode retornar contra o Palmeiras

Cruzeiro de olho: dupla do Palmeiras tem 15 gols nos últimos 10 jogos do Brasileirão

Cruzeiro e Atlético tem dupla em lista de melhores dribladores do mundo

Últimas notícias

Justiça marca audiências do processo criminal sobre rompimendo de barragem em Brumadinho

Mega-Sena não tem ganhador e prêmio acumula em R$ 95 milhões

Revista The Economist elogia ações do Brasil para salvar as florestas

Fora desde julho, Patrick volta a treinar com elenco do Atlético

Com inovação e tecnologia, mineração trilha caminho de desenvolvimento empresarial e social

Tá difícil respirar: estudo da UFMG alerta para níveis de poluição acima do recomendado pela OMS, em BH

Inter Miami anuncia renovação com Messi até 2028

Locais de prova do Enem 2025 são divulgados; saiba como consultar

Trend Connection 2025: Sebrae promove evento sobre empreendedorismo e inovação no mundo da moda em BH