A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, na madrugada desta segunda-feira (27/10), o áudio do VAR referente ao lance envolvendo o zagueiro Gustavo Gómez, do Palmeiras, na partida contra o Cruzeiro, pelo Brasileirão. Na comunicação, o árbitro de vídeo Daniel Nobre Bins recomenda a revisão para possível cartão vermelho, alegando que o defensor “atinge a canela do adversário em intensidade alta”.
“Recomendo revisão para possível cartão vermelho. No nosso entendimento, o Gustavo Gómez tira a bola e não recolhe a perna, continua o movimento e atinge a canela do jogador adversário em intensidade alta”, afirmou o responsável pelo árbitro de vídeo.
Mesmo com a indicação do VAR, o árbitro Rafael Klein manteve a decisão de aplicar apenas o cartão amarelo.
A interpretação de Klein gerou forte reação de jogadores e do técnico Leonardo Jardim, que afirmaram que as decisões da arbitragem comprometeram o andamento da partida. A postura do árbitro também foi contestada por especialistas, como PC Oliveira (Globo), Renata Ruel (ESPN) e Nadine Basttos (SBT), que defenderam a expulsão de Gómez.
Além do lance do zagueiro palmeirense, torcedores do Cruzeiro criticaram a expulsão de Fabrício Bruno no segundo tempo e apontaram desequilíbrio no número de faltas marcadas a favor do Palmeiras.
