A CBF divulgou, na noite deste domingo (10/8), os áudios e imagens da revisão do VAR que anulou o gol do Cruzeiro, na derrota para o Santos, no Mineirão. O lance, que colocaria o clube celeste à frente no placar, ocorreu no segundo tempo, em disputa entre Matheus Pereira e Zé Rafael.
Em campo, o árbitro Wilton Pereira Sampaio afirmou com convicção que o cruzeirense havia tocado na bola, validando o gol. A própria cabine do VAR, inicialmente, também não viu falta no lance. “Eu não consigo ver se esse pé pega no jogador”, disse um dos membros da equipe de vídeo.
Com a análise de novos ângulos, a arbitragem identificou toque de Matheus Pereira na panturrilha do jogador santista. O VAR chamou Wilton para a revisão e reforçou: “O jogador do Cruzeiro, em momento algum, toca na bola”. Ao ver as imagens no monitor, o juiz mudou de posição: “Claramente, o jogador não toca na bola”. O gol de Kaio Jorge foi, então, anulado.
Pouco depois, o Santos virou a partida com gol de Caballero. Com a derrota, o Cruzeiro perdeu a chance de se aproximar do líder Flamengo, que abriu três pontos de vantagem com um jogo a menos. O Palmeiras também venceu na rodada e agora está a apenas um ponto da Raposa, com duas partidas a menos.