A liderança do Campeonato Brasileiro está mais próxima do que nunca para o Cruzeiro. Nesta quinta-feira (17/7), a Raposa enfrenta o Fluminense, às 19h30, pela 14ª rodada do campeonato, e só precisa vencer para assumir a liderança. Com os tropeços dos rivais do G-4 na rodada, um empate no Rio de Janeiro já basta para a equipe celeste dormir na ponta da tabela.
Atual líder do campeonato, o Flamengo foi derrotado por 1 a 0 pelo Santos, na Vila Belmiro, na última quarta-feira (16/7). Enquanto isso, Bragantino e Palmeiras empataram suas partidas, contra São Paulo e Mirassol, respectivamente. O Bahia, atual 4º colocado, teve o jogo desta rodada adiado por conta da Copa Sul-Americana e volta a jogar apenas no sábado, contra o Fortaleza, porém já pela 15ª rodada.
Com os resultados, o Cruzeiro fica empatado em pontos (27) com Flamengo e Bragantino, e um simples empate contra o Fluminense já coloca a equipe celeste na liderança do campeonato. Uma vitória deixa a Raposa em situação ainda melhor, com 30 pontos, três a mais que o Flamengo.
No entanto, para garantir o triunfo, o Cruzeiro precisará quebrar um tabu histórico: o clube nunca venceu o Fluminense no Maracanã desde a reinauguração do estádio, em 2013. Foram nove partidas entre a Raposa e o Tricolor, com sete derrotas cruzeirenses e dois empates.
*Estagiário sob supervisão do coordenador Roberth Costa