O Cruzeiro solicitou à Federação Mineira de Futebol (FMF) que a arbitragem dos clássicos do Campeonato Mineiro de 2026 seja de fora de Minas Gerais. A informação foi revelada por João Pedro de Silva Castro, advogado do clube celeste, após a reunião do Conselho Técnico do Campeonato, realizada nesta quarta-feira (5/11).
“O que é importante o Cruzeiro destacar é que, por meio do nosso presidente, Pedro Lourenço, deixamos registrado em ata o desejo de que a arbitragem dos clássicos seja de fora de Minas Gerais.
“A gente confia muito na arbitragem mineira — são árbitros competentes. Mas, pelo nível de complexidade e tensão que tem havido nos últimos jogos, entendemos que o ideal seria uma arbitragem de fora. Repassamos o nosso desejo, pedimos para constar em ata e vamos aguardar o que será decidido no próximo ano.”
DESEJO CELESTE 🦊 | O Cruzeiro pediu à FMF para que a arbitragem dos clássicos do Campeonato Mineiro de 2026 seja de fora de Minas Gerais. A revelação foi feita por João Pedro de Silva Castro, advogado do clube celeste, após a reunião do Conselho Técnico do Campeonato, realizada… pic.twitter.com/rVC1O8Eyvj
— Rede 98 (@Rede98Oficial) November 5, 2025
Clique aqui e assista na íntegra.
Questionado sobre a mudança para final em partida única na próxima temporada, João Pedro afirmou que o Cruzeiro preferia a manutenção da decisão em dois jogos, mas que o novo formato “não é um problema”.
“Foram apresentados três cenários ao Cruzeiro. O clube, inicialmente, considerou ideal o formato com dez partidas e final em dois jogos, com ida e volta. A proposta foi submetida à votação, e a maioria optou por 11 datas com final única. O Cruzeiro está preparado, e isso não é um problema para nós.”
O Cruzeiro será o cabeça de chave do Grupo C e disputará uma vaga nas semifinais contra Athletic, Itabirito e North.
O regulamento da primeira fase foi mantido com base nas edições anteriores. Assim, o clube celeste não enfrentará os adversários do próprio grupo na primeira fase, apenas os times dos outros grupos. Ou seja, o Cruzeiro enfrentará Atlético, América, Tombense, Betim, Pouso Alegre, Uberlândia, Democrata e URT na fase de grupos.
