Gabigol ainda terá de aguardar cerca de três meses para receber a decisão sobre o recurso contra a punição no caso de uma suposta tentativa de fraude em exame antidoping, julgado pela Corte Arbitral do Esporte (CAS).
O atacante moveu uma ação no CAS contra a punição por uma suposta tentativa de fraude a exame antidoping, imposta pelo Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem.
O julgamento do recurso de Gabigol foi finalizado nesta quinta-feira (03/04). O teor da audiência segue em sigilo. O jogador está liberado para atuar normalmente até que o veredito seja divulgado. Diante desse cenário, o atacante estará disponível para a partida deste domingo, contra o Internacional, às 18h30, no Beira-Rio, por conta do efeito suspensivo obtido no ano passado, quando ainda atuava pelo Flamengo. Gabigol não participou das sessões de treinamento do Cruzeiro nesta quinta e sexta-feira, pois viajou ao Rio de Janeiro para acompanhar, de sua casa na cidade carioca, o julgamento, que ocorreu na Suíça.
O caso
A punição de Gabigol foi imposta após o jogador ser acusado de dificultar a coleta das amostras durante um exame antidoping surpresa, realizado no CT do Flamengo.
O atleta chegou a realizar os exames, que deram resultado negativo. No entanto, foi enquadrado no artigo que trata de “fraude ou tentativa de fraude em qualquer parte do processo de controle”, após ser delatado pelos oficiais de coleta. Assim, foi responsabilizado com base no artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem. O episódio ocorreu em 8 de abril de 2023.
Segundo os responsáveis pela coleta, Gabigol se recusou a realizar o exame antes do treino, não se apresentou após a atividade e foi almoçar, tratando a equipe com certo desrespeito. Os agentes também relataram que o jogador ignorou protocolos, pegou o recipiente coletor sem autorização e ficou irritado ao ser acompanhado ao banheiro. Por fim, entregou o recipiente aberto, o que não está de acordo com os procedimentos exigidos para esse tipo de exame.
Desde o início do caso, Gabigol nega qualquer tentativa de fraude.