PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

‘Sensação’ da Copinha, Ibrachina eliminou o Atlético e tem destaque formado no América

Siga no

Equipe foi criada em 2020 e é destaque na formação de atletas (Foto: Reprodução / Redes Sociais)

Compartilhar matéria

Tido como a “sensação” da Copa São Paulo de Futebol Júnior deste ano, o Ibrachina vem ganhando cada vez mais destaque no maior campeonato das categorias de base do Brasil. Até aqui, o Dragão da Mooca faz uma campanha invicta na competição, eliminando gigantes como Palmeiras, Internacional e Atlético Mineiro.

O projeto, no entanto, não é uma “grata surpresa” em meio aos grandes do futebol brasileiro. O Ibrachina surgiu em 2020, no bairro da Mooca, em São Paulo, e, em 2025, foi considerado a sexta melhor categoria de base do estado, atrás apenas dos “quatro grandes” da capital paulista — Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo — e do Novorizontino, que disputa a Série B desde 2022.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Na Copinha de 2026, o Ibrachina foi o primeiro colocado do Grupo 30, superando Santo André, Bangu e Ferroviário. Na segunda fase, eliminou o Atlético após vitória por 3 a 1. Na terceira fase, despachou o Santo André, com vitória por 5 a 3 na disputa de pênaltis, após empate no tempo normal.

O grande destaque veio a partir das oitavas de final, quando o Dragão eliminou Internacional e Palmeiras, respectivamente, alcançando sua melhor campanha na competição. Agora, a equipe da Mooca enfrenta o São Paulo em busca de uma vaga inédita na final da Copa São Paulo.

O nascimento do Dragão

O Ibrachina surgiu em 2020, em meio à pandemia da Covid-19. O clube paulista buscou jogadores de outras equipes em um cenário de futebol de base paralisado por conta das restrições sanitárias e deu oportunidade para o desenvolvimento de atletas que já atuavam em clubes como Portuguesa, São Caetano, São Bernardo e até mesmo Palmeiras.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Segundo o site oficial do time, o clube surgiu “com a missão de formar atletas de alto rendimento, oferecendo uma estrutura de treinamento moderna e um ambiente que valoriza tanto o desenvolvimento esportivo quanto o educacional”.

Em 2023, o Ibrachina recebeu o certificado de “Clube Formador” da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que atesta que a instituição cumpre os requisitos legais da Lei Pelé para a formação técnica e social de atletas, oferecendo programa de treinamento nas categorias de base, assistência educacional, médica, psicológica e odontológica, além de alimentação, transporte e manutenção de alojamentos e instalações em condições adequadas.

O Brasil possui mais de 800 clubes profissionais registrados e, segundo o último levantamento do Portal de Governança da CBF, apenas 50 possuem o certificado de Clube Formador. Em Minas Gerais, apenas Cruzeiro, Atlético, América, Coimbra, Boston City, Dínamo Esporte Clube e Internacional de Minas contam com esse reconhecimento.

Por que Ibrachina?

O nome Ibrachina também é um aspecto curioso do clube. O time é uma iniciativa ligada ao Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina), criado em 2018 com o objetivo de promover a integração entre as culturas e os povos do Brasil, da China e de outros países de língua portuguesa.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O projeto social, no entanto, não gere o clube de futebol, embora ambos mantenham uma relação próxima. O instituto foi fundado e tem como diretor-presidente Thomas Law. Thomas, juntamente com o irmão Henrique Law, fundou o clube de futebol, mas deixou a gestão esportiva sob responsabilidade de Henrique, enquanto se dedica ao fortalecimento das relações entre Brasil e China.

Destaque mineiro

Um dos destaques da equipe paulista até aqui é o goleiro Gabriel Sena. O jovem, de apenas 19 anos, defendeu um pênalti na classificação contra o Santo André e brilhou diante do Palmeiras, ao defender duas cobranças, ajudando o Ibrachina a chegar às semifinais da Copinha deste ano.

O curioso é que Gabriel estava no futebol mineiro até o ano passado. O goleiro surgiu nas categorias de base do América em 2022, quando tinha apenas 16 anos. Em seu primeiro ano no clube, atuou em apenas duas partidas do Sub-17, sofrendo dois gols.

O ano de maior destaque na base alviverde foi em 2023, quando entrou em campo em 16 jogos pelo Sub-17 do América, sendo vice-campeão do Campeonato Mineiro e terminando na vice-lanterna do Grupo A do Campeonato Brasileiro da categoria. Após o destaque, o jovem goleiro assinou o seu primeiro contrato profissional com o América.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Promovido ao Sub-20 em 2024, Gabriel fez apenas três partidas em dois anos no Coelho e foi negociado com o Ibrachina em agosto do ano passado. Na Copinha deste ano, o goleiro atuou em todas as sete partidas, sofrendo sete gols na competição.

Ibrachina e Gabriel Sena voltam a campo nesta quinta-feira (22/1), às 21h30, contra o São Paulo, pela semifinal da Copa São Paulo de Futebol Júnior.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Futebol no Brasil

Mbappé pede apoio a Vini Jr. após vaias no Santiago Bernabéu

Especulado no Cruzeiro, Adryelson avança para acerto com clube do futebol russo

Preparador físico do Águia de Marabá morre em grave acidente com ônibus do clube

Edílson Capetinha detona Bernard no BBB 26 ao relembrar o 7 a 1

Ambiente reservado e discreto: CBF divulga imagens do hotel da Seleção na Copa do Mundo

Flamengo negocia com Lucas Paquetá e pode bater recorde do Cruzeiro

Últimas notícias

Vila Galé anuncia R$ 800 mi em novos hotéis no Brasil

Comunicação interna falha quando liderança não dialoga

Caso Banco Master reabre debate sobre risco e liquidez

Neurotecnologia sai da ficção e entra no cotidiano

Novo secretário de Meio Ambiente defende ‘punição exemplar’ para irregularidades em Minas

Em apenas 1 dia, greve dos coletores deixa mais de 600 toneladas de lixo por BH

Proposta de mudar regulação de fundos acende alerta institucional

Concessões e PPPs ganham força e viram política de Estado

Agro exporta US$ 77,6 bi em 2025 e puxa recorde do Brasil