A primeira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior, maior torneio das categorias de base do Brasil, chegou ao fim neste sábado (11/1), e todos os representantes mineiros estão classificados para o mata-mata da competição.
Minas Gerais é representada na Copinha por Atlético, Cruzeiro, América e Athletic. Dos quatro, apenas o Galo não avançou para a segunda fase de forma invicta, já que foi derrotado pelo Audax-SP por 3 a 0, neste sábado.
Com o revés, o Atlético terminou a fase de grupos na 2ª colocação do grupo 29, com seis pontos, e enfrentará o Ibrachina-SP na próxima terça-feira (13/1), em horário a ser definido.
Invicto na fase de grupos, o Cruzeiro foi o líder do grupo 13, com nove pontos, e enfrentará o Meia-Noite-SP na primeira partida da segunda fase, às 11h desta segunda-feira (12/1).
O América, que também passou pela primeira fase sem derrotas, terminou como líder do grupo 10, igualmente com nove pontos, e enfrentará o Inter de Limeira-SP nesta segunda-feira (12/1), às 18h.
A maior surpresa mineira desta edição é o Athletic. O clube de São João del-Rei disputa a Copinha pela primeira vez na história e fez grande campanha na fase inicial, com três vitórias em três jogos e a liderança do grupo 7, somando nove pontos. O saldo de gols também chama atenção: foram dez gols marcados em três partidas e nenhum sofrido.
O Esquadrão enfrentará agora o XV de Jaú na segunda fase, nesta segunda-feira (12/1), às 20h.
América, Athletic e Cruzeiro estão do mesmo lado da chave da competição e, caso sigam avançando, podem protagonizar confrontos diretos entre si nas fases seguintes. O Galo está do outro lado da chave e só poderá enfrentar um adversário mineiro caso chegue à final.
