Atlético e Cruzeiro se enfrentam pela primeira vez em 2026 neste domingo (25/1), na Arena MRV. O primeiro clássico do ano marca o retorno da torcida visitante após dois anos. A volta das duas torcidas nos clássicos contou com a ajuda da Federação Mineira de Futebol (FMF), que promoveu um encontro entre os clubes nesta sexta-feira (23/1).
Após a reunião, Gabriel Cunha, diretor de competições da FMF, celebrou o retorno da torcida visitante nos clássicos e elogiou o “compromisso com a paz” dos rivais mineiros para o novo acordo.
“No momento em que nós vimos que haveria a presença dessas duas torcidas, nós imediatamente tomamos a iniciativa de convidar os dois clubes, nesse momento simbólico de termos o retorno da torcida visitante nos clássicos, para obter deles o compromisso com a paz. Nosso objetivo, quando eu fiz o convite, foi exatamente que os clubes chegassem, conversassem entre eles, fizessem seus compromissos recíprocos, eliminassem qualquer tipo de aresta e transformassem esse momento de retorno em um momento simbólico, de absoluta tranquilidade, de colaboração e cooperação.”
O clássico entre Atlético e Cruzeiro pode ter ainda um novo capítulo importante neste ano. Caso os dois clubes cheguem à final do Campeonato Mineiro, a decisão seria disputada com presença igualitária das torcidas no estádio, o famoso “50/50”. Isso ocorre porque a final, neste ano, será em jogo único e terá mando da FMF, sem que nenhum time seja considerado mandante na comercialização de ingressos.
A decisão muito provavelmente será disputada no Mineirão, assim como em anos anteriores que tiveram o mesmo formato. Perguntado sobre a presença das torcidas de Galo e Cruzeiro em uma possível final entre os rivais, Gabriel sinalizou positivamente para a possibilidade.
“Existe a possibilidade, sim. O Mineirão é um espaço feito para isso, construído para que tenhamos torcida 50/50. Nós sabemos que a Polícia Militar garante a segurança, isso já nos foi dito inúmeras vezes. Mas vai depender ainda: temos muito campeonato pela frente, muitas questões a conversar, com os estádios. Ainda tem muita coisa. Mas, sem dúvida nenhuma, a possibilidade existe.”
Clique aqui e assista na íntegra.
Atlético e Cruzeiro se enfrentam neste domingo (25/1), às 18h, na Arena MRV. Caso cheguem à final do Mineiro, o clássico 50/50 aconteceria no dia 7 de março.
