Após o sorteio realizado na manhã desta terça-feira (12/8), no Rio de Janeiro, ficou definido que Atlético e Cruzeiro se enfrentarão nas quartas de final da Copa do Brasil. Esse será o terceiro confronto entre os dois clubes na história do torneio.
A primeira vez foi na final de 2014, quando o Atlético venceu os dois jogos e conquistou o título pela primeira vez. O reencontro aconteceu em 2019, nas quartas de final, com o Cruzeiro vencendo a partida de ida por 3 a 0 e o Atlético reagindo na volta com um 2 a 0, mas sem conseguir avançar. Assim, a série histórica entre os rivais na competição está empatada.
Além disso, Galo e Raposa já se enfrentaram em fases eliminatórias de outras competições nacionais, como nas quartas de final do Brasileirão em 1986 e 1999, ambas vencidas pelo Atlético. Eles também tiveram um duelo internacional na semifinal da Copa Ouro de 1993, decidido nos pênaltis, também a favor do Galo, e um encontro em 2002, pela Copa Sul-Minas, vencido pelo Cruzeiro.
O Atlético busca o terceiro título da Copa do Brasil, enquanto o Cruzeiro segue como maior campeão da competição, com seis taças conquistadas. O vencedor do confronto enfrenta o classificado do duelo entre Athletico Paranaense e Corinthians, nas semifinais.